Notícias / Educação

24/07/2019 - 14:01

Projeto de Libras oferece curso a Comunidade

Por Assessoria

A Escola Estadual Prof. Demétrio Costa Pereira, em parceria com a UNEMAT, através da professora, mestranda, intérprete de libras, Luciene Nascimento Cardoso, informa que já iniciaram as aulas de libras na referida escola acima citada.

O Projeto Quebrando Barreiras Construindo Comunicações dos Surdos, nos Espaços Educativos, numa Perspectiva de uma Escola Bilingue; é o tema adotado como registro principal e favorável para funcionamento das aulas.

 o projeto de libras desenvolvido pela mestranda Prof. Luciene, tem por objetivo principal, preparar e conduzir a comunidade a adquirir o conhecimento formalizado da língua, e por meio dela desenvolver a comunicação fluente entre as duas culturas (surdas, e ouvintes) e rompendo com os mitos. Tal aprendizagem é de suma importância, pois a mesma é a segunda língua oficial do nosso país.

Esse projeto de ensino de libras na escola é divulgado na página do SIEC pela sigla IV ESE que significa Encontro de Surdos na Escola, pois esse será o quarto encontro que realizamos nas datas de 26 de setembro que é o dia nacional dos surdos.

O trabalho realizado na escola através deste projeto iniciou-se em 2016, com a chegada da professora pedagoga, intérprete de libras que foi lotada nesta instituição.

A mesma ao começar seu trabalho de intérprete na sala de aula do nono ano, percebeu que todos os colegas do aluno surdo” Lucas Emanuel da Silva” tinham dificuldade de comunicar, pelo fato do mesmo ser surdo; sendo assim no ano de 2016 tivemos a primeira turma de alunos que aprenderam libras com intuito  de comunicar com o Lucas;’ diz a professora.

Em 2017 o projeto teve uma visão maior, abriu-se vagas para alunos, professores, funcionários da escola Demétrio.

Em 2018 o projeto expandiu mais ainda, conseguimos parceria com a UNEMAT, foram abertas vagas para alunos do Demétrio e de demais instituições, professores, todos e qualquer funcionário da área da educação, funcionário da área da saúde, policiais, famílias de surdos, e acadêmicos em geral. O desenvolvimento das aulas parte dos recursos manuais da imitação dos sinais, também com a presença de pessoas surdas, sendo esses essenciais para aprimorar os conhecimentos dos cursistas e dar uma preparação para desenvolver a comunicação cotidiana.

Enfim os resultados foram surpreendentes, significativos e de bom retorno para a sociedade, o mais interessante deixo aqui registrado, “as aulas são gratuitas com vagas limitadas, ensino de qualidade, aulas dinâmicas e prazerosas e feitas com muito amor.

Quero ensinar libras até o final da minha vida, pois aprender esta língua fez a diferença na minha vida, e acredito que aqueles que quiserem aprender com dedicação e enxergar alibras não ´só como espaço visual, más conseguir exprimir a mesma com o coração.

Hoje no curso de libras, estamos atendendo alunos de 5 municípios, são eles: Caramujo, Mirassol D Oeste Curvelândia, Lambari Doeste e Porto Esperidião.

Comentários

inserir comentário
16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por FRANK FÉLIX, em 26.07.2019 às 09:14

    PARABÉNS TODOS ALUNOS CURSO DE LIBRAS ÓTIMO. .. SOU VICE PRESIDENTE ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE MANAUS -ASMAN. MEU NOME FRANK FÉLIX

  • por Evanei, em 26.07.2019 às 07:40

    Bom dia gostaria muito de estudar este curso. Como faço para entrar em contato? por Isa Marcelino, em

  • por Verônica Santana, em 25.07.2019 às 21:19

    Parabéns pela iniciativa! Esperamos ver alunos surdos, mudos ou ambos passando adiante o conhecimento e tendo o seu valor reconhecido.

  • por Lucileia Vieira, em 25.07.2019 às 12:23

    Boa tarde como faço pra participar desse curso de libras

  • por Alvinéa Góes Lopes Almeida, em 25.07.2019 às 11:49

    Fantástica iniciativa, a maioria das pessoas tem interesse em fazer curso de libras, mas ainda não conseguem por causa das condições financeiras....essa atitude é brilhante. Fiz curso básico de libras....mais quero me aprofundar. Deus abençoe a todos que fazem parte deste lindo projeto.

  • por Edileideda Silva Santos de Almeida, em 25.07.2019 às 09:35

    Bom dia gostaria muito de estudar este curso. Como faço para entrar em contato?

  • por Isa Marcelino, em 25.07.2019 às 07:32

    Que atitude linda, que esse projeto possa crescer cada vez mais. Que a língua libras possa chegar a todos.

  • por Senilda, em 25.07.2019 às 06:13

    PerfeitA essa atitude..

  • por IZABEL CRISTINA SILVA MACHADO, em 24.07.2019 às 23:46

    Como posso fazer o curso E-mail para entrar em contato por favor, faço pedagogia e tenho interesse no curso.

  • por Solange de Fátima de Souza da Silva, em 24.07.2019 às 23:21

    Colégio fica onde que faço p fazer libras

Mais comentários
 
Sitevip Internet