Notícias / Educação

24/07/2019 - 09:50

Inscrições de alunos de escolas para o concurso da CGU podem ser feitas até 23 de agosto

Por Rosane Brandão | Seduc-MT

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da 11ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). As inscrições e a entrega dos trabalhos podem ser feitas até o dia 23 de agosto pelo site da CGU.

Com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, a iniciativa visa despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio da reflexão e do debate sobre esses assuntos nos ambientes educacionais.

O Concurso é divido por categorias. Nas categorias do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos em Desenho e nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os participantes poderão concorrer com trabalhos em Redação.  Na categoria Escola Cidadã, a unidade escolar poderá concorrer com um trabalho de Plano de Mobilização, ou seja, com atividades de mobilização prática e pedagógica para debate do tema no ambiente escolar.

Serão duas etapas do concurso, a primeira será realizada pela escola, que vai promover, em sala de aula, os trabalhos de desenho e redação por seus estudantes, julgar e selecionar um trabalho por categoria.

Cada escola poderá inscrever e enviar o total de até 14 trabalhos, sendo cinco desenhos, oito redações e um plano de mobilização, desde que seja apenas um por categoria. O trabalho submetido ao concurso deve obrigatoriamente ser realizado em sala de aula.

Após a seleção de um trabalho por categoria, a escola deverá realizar a inscrição e o envio do trabalho selecionado, por meio do sistema eletrônico educacaocidada.cgu.gov.br/programas/desenho-redacao

Na segunda etapa, a CGU, por meio da comissão julgadora, vai julgar os trabalhos recebidos pelo sistema eletrônico.

Serão selecionados e premiados três trabalhos por categoria. Os estudantes autores dos três melhores trabalhos em cada categoria e seus professores orientadores receberão um tablete e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU.

As escolas que apresentarem os três melhores trabalhos do tipo “Plano de Mobilização” receberão um notebook e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU

O resultado do concurso será divulgado no Diário Oficial da União e no site Educação Cidadã até o dia 29 de novembro de 2019.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet