Notícias / Cidade

23/07/2019 - 08:11

Rotary e AAAC desenvolvem projeto de coleta de óleo de cozinha usado em Cáceres

Por Assessoria

O Rotary Club de Cáceres está lançando o projeto “Óleo que Salva Vidas,” visando a destinação adequada ao óleo de cozinha, usado e através dos recursos arrecadados dar continuidade ao trabalho que a Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC) faz ao resgatar animais abandonados e vítimas de maus tratos, oferecendo tratamento, abrigo e condições de uma vida digna aos mesmos.

Cediço, a capacidade humana de gerar resíduos, incomparavelmente superior à capacidade da natureza absorvê-los e mesmo com o desenvolvimento de tecnologias no tratamento e disposição final desses resíduos, apesar do progressivo avanço, ainda não é capaz de suprimir completamente seus efeitos nocivos ao meio ambiente.

Como forma se atenuar este problema e atento a necessidade de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, defendendo-o das agressões e preservando-o às presentes e futuras gerações, bem como, frente a realidade de animais em situação de vulnerabilidade social, o Rotary Club de Cáceres decidiu lançar este projeto, em parceria com AAAC.

Conforme Reginaldo Bicudo, da Panvet, parceiro do programa, um dos resíduos gerados pelo homem, o óleo, possui um poder de contaminação preocupante, pois o descarte aparentemente inofensivo de 1 litro de óleo contamina 25 mil litros de água e a simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou nos ralos das pias pode contribuir para a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
Sobre o Projeto “Óleo que salva Vidas,” o Presidente do Rotary Club de Cáceres, Severino Paiva, diz que ele apoia-se no tripé da sustentabilidade, uma vez que será conduzido pela combinação de resultado financeiro com equidade social e qualidade ambiental. 

Ele conclui que para que a sustentabilidade seja alcançada, imprescindível a parceria com a empresa Biomavi, que irá comprar o óleo coletado e os recursos arrecadados repassados a AAAC, que prestará contas da destinação dos recursos por meio de balancetes mensais.

Dessa forma, o Projeto trabalha a conscientização da sociedade, ao sensibilizar a população sobre como melhorar a qualidade de vida através de hábitos simples com a coleta e posterior reciclagem do óleo, empregando-o na produção do biodiesel e, ainda, auxiliar os animais abandonados nas ruas, expostos a inúmeras patologias, as quais refletem na saúde pública de toda a coletividade. Numa próxima etapa, a ideia é levar o projeto para as escolas do Município para que abracem a causa, e, assim, fortaleçam o processo de conscientização.

Inicialmente, serão montados pelo menos 10 locais de coleta de óleo usado, que será transportado pela empresa parceira Curtume Panorama, com posterior reciclagem feita pela Biomavi.

Postos de coletas:  Jubão Supermercado; Panvet; CEAF; Quartel do Corpo de Bombeiros; Casa das Bikes; Maldonados Lanches; Quartel do 2º Batalhão de Fronteira; Quartel do Corpo de Bombeiros; Restaurante Hispano; Restaurante Prosa na Orla e Náutica Xô Nei.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet