Notícias / Cidade

18/07/2019 - 13:32

Banco deve indenizar ex-prefeita de Lambari por compensar cheques da prefeitura com assinatura falsificada para desvio de verba

Por G1 MT

A ex-prefeita de Lambari d'Oeste, a 327 km de Cuiabá, Maria Manea da Cruz, deve receber R$ 50 mil de indenização por danos morais depois de ser acusada de desvio de verba pública em 2013. À época, cheques com assinatura falsificada dela foram compensados em instituições bancárias.
 
A decisão é da Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
No entendimento do órgão, a instituição financeira é responsável por manter o sistema seguros à disposição dos clientes.
 
O erro foi registrado em 2013, quando o banco compensou cheques assinados por servidores da prefeitura com intenção de desviar verbas públicas. As assinaturas, porém, não correspondiam a rubrica da então prefeita.
 
Na ocasião, Maria Manea teve o nome ligado ao escândalo.
 
“Nesse caso, não há dúvida de que a instituição financeira, ao compensar as cártulas de crédito, ao invés de certificar ‘cheque fraudado’ ou ‘não conferência de assinaturas’, causou repercussão na vida privada e pública (prefeita) da autora, pois experimentou danos a sua imagem e a sua honra, frente às diversas notícias que foram publicadas nos jornais”, diz trecho da decisão.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet