Notícias / Economia

17/07/2019 - 13:12

Mauro Mendes pede para Francis apresentar lista de empresas interessadas em se instalar na ZPE

Por MT HOJE

MT HOJE

 (Crédito: MT HOJE)
O Governador Mauro Mendes recebeu o Prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz, na ocasião o prefeito quis saber detalhes dos possíveis investimentos do governo para o município. Em resposta Mauro Mendes ressaltou que é dever do estado fazer um estudo aprofundado do potencial da região, fazendo um diagnóstico preciso, com isso poderemos fazer investimentos seguros, delinear um modelo de desenvolvimento sustentável e promover o crescimento e principalmente a geração de emprego e renda para a grande região de Cáceres.

“Esse é objetivo nesse momento, levantar informações sobre Ecossistemas de Inovação, considerando os atores locais, a vocação do município (setores já instalados), potencial (áreas portadoras de futuro), tendências de políticas e tecnologias. Ao final do projeto, será traçado um plano de desenvolvimento de Cáceres, tendo por base a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”.

“Para isso buscamos parcerias com Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), instituição responsável por conduzir um Planejamento Sustentável e Econômico viável para a região, juntos com a Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e Secretaria de Desenvolvimento (SEDEC)”.

Um exemplo da necessidade de estudos e planejamentos adequados para investimentos é a Zona de Exportação de Processamento (ZPE), que está encravada há 30 anos . Com autorização para funcionar desde 1990, desde o governo do ex-presidente José Sarney, que por falta de gestão político-administrativa não foi concluída até hoje.

Na oportunidade Mauro Mendes cobrou por parte do atual prefeito de Cáceres, que apresente empresas interessadas em investir na ZPE para que seja retomada a obra o mais rápido possível, junto com o apoio do governo do estado, ressaltando a importância para o crescimento da região oeste.

Comentários

inserir comentário
22 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ana Amélia, em 20.07.2019 às 18:25

    Francis, Eliane e Leonardo, qual mente mais?

  • por Marcio, em 19.07.2019 às 13:54

    Como tem gente que acredita que empresas virão para cá!!! Meu caro, se alguma empresa tivesse interesse, o Prefeito já teria trazido no terceiro ano de manto, para garantir uma reeleição mais tranquila. Depois de sete anos na Administração, vem falar em gerar emprego agora que está prestes a largar o poder? É muito otimismo! Governador, acabe de vez com esse conto do vigário, ou conto do político, que é a ZPE!

  • por O povo, em 19.07.2019 às 13:36

    O Prefeito de Cáceres tem que tomar uma atitude de não depender deste GOVERNO MARIO MENDES que e péssimo para o ESTADO tenho certeza se o prefeito de caceres abrir um edital as empresa interessada a se instalar em caceres isentando de pagar impostos por uns dez anos só pra gerar emprego pra população

  • por Zé da onça, em 19.07.2019 às 11:15

    Ao todo 21 grandes indústrias tem interesse em se instalar em Cáceres, 10 indústrias de churrasquinho e 10 indústrias de baguncinha e uma indústria para fabricar mais buracos para as ruas de Cáceres.

  • por Romildo, em 18.07.2019 às 17:56

    É espantoso ver como tem político que consegue levar o povo no bico com esse conto da ZPE. Tem político que dá exemplo de sucesso de ZPE, a de Pecem, sem contar que ela está num porto de frente pro Oceano Atlântico. Mas aqui, vereador manda molhar a rua de terra pra acabar com o pó, Prefeito faz visita ao país vizinho, mais miserável que o Brasil, pra atrair investimento, gastam mais de um milhão Pra festa... isso porque a cidade abriga até a reitoria da universidade estadual!!!! Então, o conto da ZPE ainda elege uns políticos por mais 50 anos. O que o povo quer: o pão e circo o emprego na ZPE!

  • por Fernando Teixeira, em 18.07.2019 às 17:13

    A ZPE morreu com a chegada da Lei Kandir há quase 20 anos atrás. Mauro mendes fez essa pergunta porque sabe que não tem nenhum idiota que queira instalar na ZPE em Cáceres, pois não terá vantagem tributária nenhuma, muito pelo contrário, o produto ficaria mais caro que os concorrentes de outras regiões devido à logística desfavorável (longe dos portos).

  • por Alberto, em 18.07.2019 às 13:25

    Até agora 10 empresas já apresentaram seus projetos: 6 de churrasquinho de gato e 4 de baguncinha. Agora a coisa vai

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 18.07.2019 às 10:02

    Indústrias das blitz e cia...

  • por bugre, em 18.07.2019 às 09:20

    Empresa da rosa palmeirão tá na lista

  • por EMMANUEL, em 18.07.2019 às 07:25

    Conversa pra boi dormir, mais um conto da carocinha esse papo furado de ZPE que acontece toda as vezes perto das eleições sempre acaba ficando na história e sempre uma desculpa esfarrapada e inventada a mais de vinte anos por ESSES políticos imcopetentes enganando a população em especial aqui a cacerense com essa questão da ZPE e entra ano sai ano vem eleições e vai eleições sempre é assim esse mesmo papo furado esse MESMO PÃO E CIRCO e o que mais me impressiona e que ainda tem gente que acredita na mentira dessa laia

Mais comentários
 
Sitevip Internet