Notícias / Educação

17/07/2019 - 10:46

Pastorello diz que militarização das escolas é um abandono a educação pública

Por Vitória Tumelero / Muvuca Popular

O vereador de Cáceres, Cézare Pastorello (Solidariedade), contestou a medida do governador Mauro Mendes (DEM) em militarizar as escolas públicas de Mato Grosso. Segundo o parlamentar, o sistema deve continuar privilegiando uma minoria, enquanto a maioria sofre com o esquecimento da rede pública.
“Mais unidades para selecionar, dentre todos os alunos, alguns privilegiados e manter o abandono na educação pública como um todo?”, questionou Pastorello.

Para o parlamentar, a proposta de “melhores índices de desempenho”, com o conceito de universalizar o acesso ao ensino público de qualidade, é apenas uma desculpa para entregar a educação na mão dos militares e se abster de vez da responsabilidade pública.

Ademais, Cézare aponta que o sistema de educação com critérios de admissão (filhos de militares e aprovados em prova eliminatória), só trará resultados melhores nas avaliações por conta dos alunos.

“A diferença não está no sistema militar ou não, e sim no alunado, que virá de famílias onde eles não precisam trabalhar no contra turno, fazem as refeições sem se preocupar com as do outro dia e têm acesso à internet em casa, computador, revistas etc”, frisou.

De acordo com o vereador, a militarização deve aumentar o distanciamento educacional e fomentar a disparidade entre os ensinos no estado, além de segregar os estudantes entre os privilegiados e os excluídos socialmente.

“A militarização das escolas é a forma mais rápida de aumentar os gaps educacionais, lavando as mãos para a educação como um todo. Porque são os esses pais dos alunos que conseguirão estar matriculados nas escolas militares que têm vez e voz. Aos excluídos, a sorte e a sobra.”, finalizou.
 

Comentários

inserir comentário
18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mercedes, em 20.07.2019 às 19:28

    Vereador, que maravilha saber que o senhor acha que o Governador tem que pagar os aumentos pros servidores e ótimos salários. Votarei no senhor e na Eliene porque tenho certeza que vai equiparar o salário do professor municipal com o do Estado. Se não ultrapassar... E vai parar aquela história de que Cáceres não tem dinheiro, não tem arrecadação, é uma das 100 mais pobres do Brasil. Equiparação já!

  • por Jurandir, em 19.07.2019 às 13:56

    Vereador falou, falou, falou, mas só da pra ver que ele quer deixar aberta a possibilidade de ser vice da vice. Olha a educação municipal, vereador!

  • por Caceresmt, em 19.07.2019 às 12:07

    Pastorello, larga de ser hipócrita. Você é capaz de fazer campanha com seus próprios filhos. Ganhando a quantia que vc ganha e ainda quer encher a boca para falar que seus filhos estudam em escola pública. Deveria ter vergonha. pois sabe que o ensino público está precário e ainda assim, mesmo com condições faz campanha com os filhos. Já está sendo chamado e vereador da rede social. E anda de bicicleta para que ?? Mostrar que é igual a classe baixa ?? Larga de ser hipócrita .. Você está se querendo se promover com isso ?? ou está querendo comover alguém ?! .. Você já saiu da "casinha" baixa a bola! Sua expertise das consultas Google tá caindo por terra. Pagando de super intelectual .. Você está envergonhado os munícipes.

  • por Cézare Pastorello, em 18.07.2019 às 21:25

    Agradeço as manifestações de apoio e lamento as críticas que fugiram totalmente do teor do texto. Podem valorizar a escola militar, eu não falei nada contra ela. Falei contra não serem para todos e tirarem o foco da educação pública, universal e de qualidade. Quanto à educação municipal tenho o meu trabalho prestado, desde a infraestrutura ao questionamento de consultorias onerosas. Lamento o nível de quem quer ser candidato no ano que vem e não enxerga a continuidade que pode dar a um trabalho de valorização dos profissionais da educação e da educação, como eles mesmos reconhecem. Por fim, continuo à disposição da sociedade nas minhas redes sociais e presencialmente, fazendo valer a esperança das pessoas que apostaram em alguém que verá sempre o horizonte com um objetivo a ser alcançado. PS: Muito mais do que vereador, sou pai de aluno da escola municipal e estadual, o que me legitima mais ainda para falar sobre o assunto. PS2: Mauro Mendes, antes de falar em onerar mais a educação, pague o direito dos professores previstos na LC510/2013. PS3: Críticas vazias valorizam um argumento fundamentado, muito obrigado! )

  • por Juliana, em 18.07.2019 às 13:55

    Vereador, não precisa ir longe não pra conhecer o abandono da educação pública. Que tal dar uma visitada nas escolas municipais pra ver como estão? Vereador não tem a função de fiscalizar a Administração... a Municipal, né? Como disseram, aos excluídos, a Câmara de Vereadores de Cáceres. Gostaria de saber quando ônibus do transporte escolar pegou fogo, quando ônibus do transporte escolar tombou, onde estavam os vereadores para criticar e fiscalizar a educação MUNICIPAL?

  • por Pedrão, em 18.07.2019 às 08:36

    Concordo com o vereador. Vai ser criado mais um bolsão de "meritocracia", premiando àqueles já locupletados. O posicionamento do vereador é uma constatação do óbvio, e não um "lado pró-esquerda", como querem alguns cabeçudos. Aliás, a inclinação de direita que transpareceu na última eleição (forte em MT e em Cáceres, inclusive), vai cobrar seu preço a todo eleitor não-rico, devidamente ludibriado pela grande mídia. Dureza é a constatação de que muitos são tão estúpidos que ainda vão culpar a esquerda por sua mazelas.

  • por bugre pantaneiro, em 18.07.2019 às 08:34

    Senhor Vereador, antes de comentar algo sobre escola militar, aproveita a oportunidade e faça uma visita, marca uma audiência com educadores do ensino militar para se ter uma referência de como funciona as atividades na instituição, desde o exame para ingresso até as atividades diárias, pois isso demonstra o seu baixo nível de informação, parece que o Senhor está querendo fazer média com um segmento da política que ora estão sem prestígio, pois seja humilde e evita citar comentário sem conhecimento de causa, aproveite para justificar seu posicionamento no recurso da câmara investido no FIP, por que não aplique o recurso na Saúde, educaçao etc.

  • por Renato, em 17.07.2019 às 21:12

    Pois é, vereador. Aos excluídos, a Câmara de Vereadores de Cáceres, que aplaude gasto de mais de milhão pra cantor de fora, enquanto pais têm que dormir na rua pra conseguir vaga em creche pros filhos. E ainda ser humilhado pela Prefeitura que muda as regras pra tirar os pais acampados. Ano que vem o senhor vai tirar selfie de novo lá com a gente? Não pode criticar a secretária de educação, né? Vai que rola uma chapa juntos....

  • por Realista, em 17.07.2019 às 20:31

    A valorização da educação necessita também de um olhar diferenciado das famílias, afinal a educação é também um dever da família. Infelizmente há casos em que algumas famílias transferem toda a responsabilidade da educação de seus filhos para escola. São pais, mães e responsáveis que não conhecem a realidade escolar na qual seus filhos se encontram, que não acompanham as atividades dos filhos, que não participam do dia a dia escolar dessas crianças e adolescentes. O compromisso de toda a sociedade com a educação conduzirá à uma realidade melhor do que a atual. Esse pensamento de a escola mundial militar ser um modelo de único s educação, além de fazer com que desembolsem valores altos sem garantia de um retorno concreto, enfraquece a luta por um ensino gratuito e de qualidade. Mudar essa realidade é necessário.

  • por Zé da Silva na fila do pão, em 17.07.2019 às 14:22

    Infelizmente o que nos sobra é uma atualização legislativa pífia, desrespeitosa dado ao estado de coisas nessa cidade! A enormidade de expectativas roubadas!

Mais comentários
 
Sitevip Internet