Notícias / Mato Grosso

15/07/2019 - 04:47

Empresários são à favor do 'Cota Zero', pescadores são contra

Por Viviane Saggin

Secom MT

 (Crédito: Secom MT)
O projeto de lei do governo do Estado que trata sobre a pesca e que pretende proibir o transporte, armazenamento e comercialização de peixe pescado em rios de Mato Grosso, por um prazo de 5 anos, tem gerado discussão em diversos setores. Para demostrar que a proposta tem captado apoiadores, Mauro Mendes (DEM) apelou para empresários do setor turístico e apresentadores de programas de pesca esportiva. O governador tem publicado em suas redes sociais uma série de depoimentos de representantes dos segmentos, destacando a ação como um ponto positivo para o Estado.  
 
Chamado de Cota Zero, o projeto trata da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e regulamenta as atividades pesqueiras e está em tramitação na Assembleia Legislativa. Além de reforçar a proibição durante a Piracema e com itens como explosivos, ceva fixa, substâncias tóxicas e outros métodos depredatórios, o PL 668/2019 traz mudanças como a proibição de que pescadores amadores - desde que registrados e com carteira de pescador - levem peixes para casa, podendo apenas praticar a modalidade "pesque e solte".   
 
Reprodução
Setor turístico pesca esportiva
 
 
O empresário Julivan Trindade, dono de uma pousada instalada às margens do rio Manso, é um dos que se manifestaram.
 
“A gente emprega 20 pessoas diretamente, fora os empregos indiretos. 99,9% dos produtos comercializados dentro da nossa pousada saem do próprio Estado. Investimos na região e estamos preocupados, porque a cultura de matar o peixe está acabando as espécies do rio. Nossos hóspedes não estão querendo mais vir, preferem a Argentina, porque lá existe preservação”. E faz um apelo: “O melhor para nós é protegermos os rios”.  

Fausto Eduardo apresentador do Programa Caminhos do Brasil, um dos principais programas sobre pesca esportiva do país, também deu sua opinião. 
 
Reprodução
Setor turístico pesca esportiva
 
 
“Eu sou a favor da cota zero para todos os rios de Mato Grosso. Se você preservar agora, com certeza as futuras gerações terão esse mesmo privilégio de fazer a sua pescaria. Vamos preservar!”, alerta.   
 
Outra publicação foi a de Kid Ocelos, apresentador programa Na Pegada do Fly, produção do canal Fish TV. “Estou dando a maior força para a Federação de Pesca Esportiva de Mato Grosso com relação à cota zero das espécies nativas. Isso é muito importante para a preservação do meio ambiente. Fique esperto nessa e pratique o pesque e solte!”.   
 
Na terça-feira (9), o projeto ganhou novos defensores. O apresentador Jango, do programa Pesca e Aventura com Jango, destacou o empenho do governador na luta pela preservação. “Este projeto vai fazer a diferença. Os peixes vão continuar nos rios. Vamos apoiar a proposta, que é maravilhosa”.  
 
O proprietário de embarcações Cairo Bernardino ressaltou que atua no setor de pesca esportiva e amadora há mais de 12 anos no Pantanal e faz parte de órgãos e associações que defendem a pesca esportiva e a preservação do meio ambiente. “Sou totalmente a favor do pesque e solte e da proibição do transporte dos nossos peixes”, afirmou.  
 
Reprodução
Setor turístico pesca esportiva
 

Outro empresário do ramo hoteleiro Clodomir Seulato, que atua na região de Cáceres, demostrou ser favorável à implementação. “Apoio o cota zero, para o transporte zero do pescado de Mato Grosso”.  

Por fim, a publicação de Mendes destaca que a proposta é de proibir o transporte e a comercialização, permitindo a pesca esportiva, amadora e consumo do peixe na beira do rio. “O que não pode é transportar e comercializar”, frisa.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por rodrigo, em 15.07.2019 às 12:15

    so a favor do cota zero... mais pra todos o que acaba com os peixes e pescador profissional,,, cota zero ja pra todos

  • por jeferson, em 15.07.2019 às 10:57

    Será que temos outra saida? ACREITO QUE SIM! tenho apenas 30 anos mas me lembro bem que antigamente quandose pegava peixe fora da medidda por policias ambientais era cobrada alem da multa em dinheiro, a compra de peixes pra soltar no rio. Porque entao nao estipula uma cota pra se soltar por cada Pescador e cada rede Hoteleira, barco hotel, pousadas acredito que se cada um comprasse e soltasse por mais que talvez a metade nao viva é so fazer calculo matematico cada 1000 morre 500 entao deve soltar 1.500 a 2000 peixes. Nao é o amador que acaba com os peixes sao os proprios donos de pousadas e restaurante sim esses mesmo que compram pra poder fazer os pratos exoticos que so os grandes empresarios aguenta pagar quer outra ideia cria a classe de redeiro.....parece loucura mas nao é cobra -se a soltura de alevinos e uma taxa e estipula o total de kg por equipe ja que rede nao se passa sozinho imagine se cada equipe de redeiro soltasse uma media de 30.000 mil alevinos mensal? quanto o governo não iria arrecadar em impostos que use pra contratar pessoal pra fiscalizar ....... tem outras ideias simples mas vou parando por aki

  • por Amante da Pesca, em 15.07.2019 às 09:23

    Eu também sou a favor da cota zero, desde que seja para todos, isso mesmo todos, incluindo os nobres empresários que estão se manifestando a favor. Todos nós sabemos que no Recanto do Dourado, existem centenas de cevas, tornando os peixes presas fáceis para serem capturadas. Existem ainda pescadores contratados que pescam para o Recanto, inclusive é realizado captura de peixes fora de medida, só não vê quem não quer. Com essa medida desproporcional, deixando os profissionais livres para capturas os peixes, existirá a prática de esquentar o pescado em nome de profissionais que nem precisarão ir ao rio, apenas emitir uma nota fiscal e nosso pescado sairá da mesma forma. Portanto, essa cota zero só irá beneficiar os empresários do ramo, turistas que geralmente tem um poder aquisitivo maior e os profissionais que não precisarão ir ao rio pescar. Sou a favor da cota zero para TODOS!

 
Sitevip Internet