Notícias / Cidade

14/07/2019 - 06:44

Defensoria entra com ação contra reajuste na tarifa de água em Araputanga

Por Ferreira Júnior e Jaqueline Silva

Popular Online

 (Crédito: Popular Online)
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, através do defensor público que atua na comarca de Araputanga, Carlos Gobati de Matos, entrou na segunda-feira (08) com uma Ação Civil Pública (ACP), questionando a ilegalidade do reajuste da tarifa de água.
 
O Defensor pede na ação a condenação do município e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SMAE) a obrigação de não repassar o reajuste nas faturas. A ação recebeu o número 1000526-88.2019.811.0038, e está em trâmite no juízo da vara única da comarca de Araputanga.
 
As faturas da taxa de cobrança de água, com aumento de 45% e ainda inclusa a cobrança de coleta de lixo, foram entregues nas residências e comércios, no mês de Abril deste ano. O presente de grego foi questionado pelos consumidores que assustados com o valor da taxa de cobrança com o aumento utilizaram as redes sociais, manifestando indignação.
 
Ainda no mês de Abril, em reunião com nove dos onze vereadores, o prefeito Joel Marins de Carvalho (PSB) admitiu erros no reajuste da tarifa de água e se comprometeu em rever a situação que gerou críticas e indignação à população.
 
Conforme Ação Civil Pública (ACP), os aumentos das tarifas dos serviços de saneamento básico devem ser definidos por agências reguladoras, constituídas com a finalidade específica de regulação dos serviços de saneamento básico, sendo que tais entidades deverão ser independentes e autônomas em relação ao titular e ao prestador dos serviços.
 
Doutor Carlos Gobati mencionou que a legislação, estabelece também que cabe ao titular do serviço, ou seja, ao Município de Araputanga "definir o ente responsável pela sua regulação e fiscalização, bem como os procedimentos de sua atuação".
 
Ressaltou que em outras palavras, cabe a municipalidade constituir agência reguladora independente, incumbindo-lhe as competências definidas na Lei no11.445/07, de modo que, assim não fazendo, deverá se valer de regulação e fiscalização da agência do Estado.
 
Além de pedir à Justiça a condenação do município e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SMAE) para não repassar o reajuste nas faturas, o Defensor Púbico solicita ainda a condenação ao pagamento de honorários.
Ouça a matéria em aúdio  site www.ativafm97.com.br, clique AQUI

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet