Notícias / Politica

10/07/2019 - 08:45

Região Oeste ganha mais de 40 câmeras de vídeo monitoramento nos próximos dias

Por Max Aguiar

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A alta cúpula da Secretaria de Estado de  Segurança Pública de Mato Grosso esteve no gabinete do deputado Valmir Moretto (PRB), na manhã dessa terça-feira (9), para tratar de projetos que possam "melhorar" sensação de segurança na região de fronteira com a Bolívia, nos 11 municípios da região oeste do estado. O principal projeto é da instalação de câmeras de vídeo monitoramento com a tecnologia OCR, que faz a leitura de caracteres, o que facilita a identificação de pessoas e veículos.

Para o tenente-coronel Dulcezio Barros de Oliveira, comandante do policiamento do município de Araputanga, o projeto visa coibir a criminalidade e principalmente a rapidez na identificação dos criminosos.

"Instalar câmeras na região irá auxiliar muito a polícia nos trabalhos de identificação de bandidos que buscam agir na fronteira. A secretaria de segurança e a classe política precisam se unir para investir nesse projeto", declarou o comandante. Vale ressaltar que esse projeto, de instalação de câmeras, começou em abril, com o lançamento do policiamento sistêmico, em Araputanga. A PM do município anunciou que, colocando câmeras em todas as entradas e saídas, a criminalidade ficaria cercada e logo identificada e presa.

Comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), coronel José Nildo Silva de Oliveira, destacou a importância dos municípios em aderir a ideia de combate à criminalidade. "A ideia é a melhor possível e nos auxilia muito na ação de combate ao crime e tráfico na fronteira. Visto que, tudo que é crime de roubo, furto, sequestro, a saída é a Bolívia. Com a presença das câmeras, rapidamente iremos atuar na identificação e prisão", disse o comandante do Gefron.

A ideia principal, para os primeiros 11 municípios da região, seriam instaladas 42 pontos de monitoramento, sendo que cada câmera custaria R$ 50 mil e que cobriria a instalação e dois anos de manutenção de cada equipamento. Passado esse período, cada município ficaria responsável pelos cuidados das câmeras.

O deputado Valmir Moretto agradeceu a presença dos especialistas em segurança pública em seu gabinete e ressaltou que, além dos 11 municípios, é necessário que os outros dez sejam contemplados. "Na região oeste possui 21 cidades e todas precisam ser amparadas pelos projetos de segurança", declarou o deputado. Além disso, Moretto colheu o projeto e disse que se empenhará na  busca por parcerias com deputados federais, para garantir que as câmeras sejam compradas e o mais rápido instaladas.

"Vou em busca de parceria sim. É necessário que os deputados federais também se empenhem conosco nessa batalha. O retorno para a sociedade é certo. As câmeras são importantes para que nossa fronteira seja segura e não um ponto de passagem para a criminalidade. Vamos atuar em prol do povo de bem e contra a criminalidade. A população pode contar com nosso empenho nessa pauta", completou o deputado.
 
Confira os pontos onde serão instaladas as câmeras de videomonitoramento:
 
Araputanga 2 pontos
Cáceres 8 pontos
Curvelândia 4 pontos
Glórias D’Oeste 4 pontos
Lambari D’Oeste 2 pontos
Mirassol D’Oeste 6 pontos
Porto Esperidião 3 pontos
Distrito de Panorama 2 pontos
Rio Branco 2 pontos
Salto do Céu 3 pontos
São José dos Quatro Marcos 5 pontos

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por OSCAR, em 11.07.2019 às 20:06

    JA COMEÇO A POLITICA DENOVO ISSO NÃO VIRA NADA NAO. 0 PREFEITO DE LAMBARI POR EXEMPLO NAO VAI FAZER NADA PORQUE TA COM SOBI LIMINAR. TA CASSADO

  • por SERVIDOR REVOLTADO, em 11.07.2019 às 20:00

    ISSO É SÓ MENTIRAS. CONVERSA FIADO. PRA BOI DORMIR POLITICAGEM BARATA. AS CAMERAS DE MIRASSOL FUNCIONO UMS 40 DIAS E ACABO EM NADA

  • por lucas sei d nada, em 10.07.2019 às 14:53

    parabens ao deputado a regiao agradece pq os deputados sempre esquece da regiao oeste ,for espera ajuda dos deputados federal vai demorar um pouco eles ja se esqueceram da gente. mais tb esta bem salgado cada câmera custar R$ 50 mil .

  • por joao, em 10.07.2019 às 13:49

    Nossa vai resolver muito por câmeras apenas. Precisa pegar o Ilustríssimo Governador e secretário de segurança e andar com ele 1 mês na área de fronteira para ele ter noção do tamanho do problema que temos! Precisa no mínimo de fazer um concurso 1000 soldado da PM E 500 soldados GeFron e ter recursos para fiscalizar cidades em volta e fronteira. Câmera nao inibi roubo! e nem da medo em bandido.

 
Sitevip Internet