Notícias / Saúde

09/07/2019 - 14:48 | Atualizado em 09/07/2019 - 15:09

Com umidade relativa do ar muito abaixo do esperado, saiba como proteger sua família neste período

Por Antoniel Pontes/Jornal Oeste

Cáceres apareceu na noite de ontem(08) no Jornal Nacional da Rede Globo. O destaque agora foi a cidade estar com a segunda menor umidade relativa do ar em todo o país, segundo Maju da Previsão do Tempo. A previsão era para esta terça-feira, porém deve permanecer durante a estação.

Os aparelhos registram cerca de 15% de umidade relativa, lembrando que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%. 

 O inverno é conhecido por potencializar várias doenças típicas da época, como gripes e alergias. Porém, em 2011, outro fator vem preocupando as entidades de saúde: a falta de umidade.

A baixa umidade também causa desconforto, mas algumas atitudes podem ajudar a diminuir os problemas causados pela falta de chuva. Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados, principalmente com as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório.

Pensando nisso, o Jornal Oeste deixará a seguir alguns cuidados para que você e sua família passem por esse período sem colocar em risco sua saúde e de quem você ama, se liga.

Com o tempo seco acontece o ressecamento das via aéreas, aumentam as crises de asma, o sangue fica mais denso por causa da desidratação e o corpo fica mais vulnerável para alergias e infecções. Mas algumas medidas podem melhorar o desconforto e ajudar a passar pelo período de estiagem.
 
  • Evite praticar exercícios entre 10 h e 16 h.
  • Se não tiver um aparelho vaporizador, espalhe toalhas e panos molhados pelos ambientes da casa. Bacias com água podem ajudar também.
  • Consuma muito líquido, mesmo se não sentir sede. Ofereça também bastante água, sucos e chás para as crianças.
  • Cuide com o pó e com objetos que acumulam poeira (tapetes, cobertas etc.). Não varra, pois a poeira pode se espalhar. Use aspirador de pó ou panos úmidos para a limpeza.
  • Aplique soro fisiológico nas narinas e nos olhos para evitar o ressecamento.
  • Evite ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas.
A expectativa é que boa parte do mês de agosto seja seco e com temperaturas mais altas. Procure o pediatra em casos de febre, desidratação e sinais de desconforto respiratório.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet