Notícias / Educação

09/07/2019 - 05:19

Unemat apresenta Programa de Regularização Fundiária na TV Assembleia

Por Lygia Lima - Assessoria Reurb

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Programa de Regularização Fundiária Urbana de Cáceres (Reurb) que é desenvolvido pela Prefeitura de Cáceres  por meio de um convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e intermediado pela Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) foi o destaque da entrevista no Jornal da TV Assembleia nesta segunda-feira (8).

O modelo adotado pela Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal despertou a atenção da imprensa depois que o Programa foi apresentado em uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa no final do mês de junho a fim de discutir a questão da regularização fundiária urbana e rural.

O professores doutores da Unemat, Weily Toro Machado e Robson Gomes de Melo que coordenam o programa no município de Cáceres estiveram na TV Assembleia explicando os benefícios que o mesmo traz para a comunidade como um todo. "Essa é uma forma de devolvermos para a sociedade o investimento que é feito na universidade pública, por meio de projetos de pesquisa e ações de extensão que aproximam a comunidade acadêmica e a sociedade gerando social", avalia Weily.

O Reurb começou a ser discutido pela Unemat e a Prefeitura de Cáceres depois que um outro programa - que construiu o Plano Diretor de Cáceres, também por meio de convênio, demonstrou a grave situação da regularização fundiária em Cáceres. "A partir dessa problemática, começamos a estudar soluções tecnológicas que pudessem integrar por meio de softwares e plataformas inteligentes e atendimento humano visando a otimização de recursos e tempo. Foram meses de planejamento junto a equipe da Prefeitura  que entendeu a necessidade de ações estratégicas para o setor,  até o lançamento e o atendimento ao público que começou a ser feito em maio desde ano. A Unemat é bastante grata ao prefeito Francis Maris, por acreditar e confiar no trabalho da instituição", esclarece o professor Robson de Melo.

A Unemat construiu por meio de professores, servidores e acadêmicos bolsistas todo o banco de dados e as ferramentas para as equipes de campo e administrativo pudessem realizar o trabalho e otimizar recursos e agilizar os processos. Com isso, o valor desembolsado pelo município de Cáceres a fim de contemplar cerca de 5 mil imóveis é muito menor do que o praticado no mercado.

 "Nosso objetivo com esse programa não é obter lucro, mas desenvolver ações que ajudem a melhorar a vida das pessoas, e colocar a serviço da comunidade o conhecimento acadêmico que é produzido dentro da universidade. Com esse projeto trabalho de forma integrada e interdisciplinar, visando otimizar os processos e capacitar localmente as pessoas a fim de que ao término do convênio, o município tenha condições de continuar as ações sem a universidade. Acreditamos que essa parceria universidade, poder público e comunidade por trazer benefícios e gerar mais conhecimento", diz o professor Weily.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Erika Pinto de Arruda, em 09.07.2019 às 14:32

    Parabéns à Unemat, nas pessoas do Dr. Robson e ao Prof. Weily, e ao Município de Cáceres, por valorizar o belo trabalho de nossos Professores. Certamente trará muitos benefícios aos munícipes.

  • por João Carlos, em 09.07.2019 às 09:12

    Quanto a prefeitura está gastando com essa brincadeira? Qual é o prazo de execução? Até parece que vai resolver os problemas do município!

 
Sitevip Internet