Notícias / Politica

09/07/2019 - 05:05

Governo investe em programa para emprego e renda a Cáceres e região

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Como forma de induzir o desenvolvimento regional por meio da ciência, tecnologia e inovação e melhorar a distribuição de renda no município e região de Cáceres, o Governo do Estado de Mato Grosso elaborou o projeto Ecossistema da Trilha de Inovação de Cáceres.

O projeto tem meta de atuar em pelo menos cinco frentes. Para concretizar os resultados do projeto, o governo e parceiros vão levantar informações sobre o ecossistema de inovação, considerando os atores locais, vocação econômica dos setores já instalados, potencial de áreas de negócios futuros, tendências de políticas e tecnologias.

O plano do Ecossistema da Trilha de Inovação de Cáceres vai ainda elaborar um Radar de Inovação dos setores econômicos e aferir o grau de maturidade do ecossistema para cada área estratégica. Além de mapear os gargalos e pontos fortes da Trilha de Inovação. O projeto será completado ainda com a definição dos processos de interação dos setores do projeto e com a elaboração de um plano de ação para desenvolver e fortalecer o Ecossistema Trilha de Inovação de Cáceres.

O projeto de desenvolvimento regional e geração de emprego e renda será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e parceiros institucionais Fundação Certi, Unemat, IFMT e Fiemt.

Como ponto de partida do projeto serão utilizados conjuntos de ambientes e mecanismos promotores de inovações (sistemas). Entre eles estão o Turismo, Hidrovia Paraguai-Paraná; Zona de Processamento de Exportação (ZPE); Decreto "Cidades Irmãs Gêmeas"; turismo; fronteira Brasil-Bolívia; agropecuária; pesca-piscicultura; serviços públicos de educação e saúde.

O Radar de Inovação que se pretende prospectar e induzir o desenvolvimento regional reunirá critérios e fatores como talentos, indicadores de ciência, tecnologia e inovação, capital, ambientes e empreendedorismo, políticas públicas, "cluster" e governança.

A definição dos processos e mecanismos necessários para fomentar a inovação no Ecossistema, desde a ideia até a consolidação de "clusters" inovadores, integrando os diversos mecanismos existentes, bem como analisando a necessidade da criação de novos processos e mecanismos é chamada de Trilha da Inovação.

Ela se compõe de mecanismos e programas pré-existentes. Assim a Trilha de Inovação compreende fases como os binômios ideia + conhecimento; projeto + empreendedor: e as etapas da criação de empreendimentos, desenvolvimento de empreendimentos e empresas consolidadas.

Comentários

inserir comentário
16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por FAROUK HASSAN FARES, em 09.07.2019 às 19:32

    Realmente a cidade de Cáceres precisa buscar uma nova matriz econômica, para gerar emprego e renda. Vou acompanhar esse estudo.

  • por moreira, em 09.07.2019 às 16:45

    Parabéns Professor Adriano precisamos sim de pessoas com conhecimento técnico e que conheça nossa realidade da nossa região e o senhor por ser verdadeiramente Cacerense nato sabe muito bem o que precisamos para desenvolver

  • por Cacerensenato, em 09.07.2019 às 16:25

    OLHA PREFIRO ACREDITAR NESTE SE REALMENTE VIER SER CANDIDATO "Entrevista que circula nas redes sociais, coloca Takao Nakamoto como pré candidato a prefeito de Cáceres em 2020"

  • por joao, em 09.07.2019 às 16:05

    De novo essa conversa de Turismo, Hidrovia Paraguai-Paraná Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Decreto "Cidades Irmãs Gêmeas" turismo fronteira Brasil-Bolívia agropecuária pesca-piscicultura serviços públicos de educação e saúde. Cacerense ja esta cansado de ser enganado. Prof. Adriano maior mentiroso da região que temos, so mamou na teta da unemat e agora mama no governo

  • por Leandro, em 09.07.2019 às 14:58

    Cáceres precisa de estudos técnicos sobre viabilidade econômica para sairmos dessa miséria... Não podemos ficar no achismo, temos que ter dados técnicos... Em relação a Unemat é só olhar os dados de antes e depois da gestão do professor Adrinao...Devemos a lei da unemat a ele, sem os 2.5% da arrecadação a instituição já teria fechado...Parabéns Adriano por se preoculpar com Cáceres...preocupação que Leonardo e Francis nunca tiveram...

  • por Batista, em 09.07.2019 às 14:58

    Parabéns Dr, Adriano Silva vc é o maior lutador pela nossa região Oeste,Cáceres com certeza terá uma nova direção de viabilidade económica ????????????

  • por silva, em 09.07.2019 às 14:52

    HÁAAAAAA, TAÍ O FINANCIADOR DAS MATÉRIAS CONTRA O HOMEM, TA QUEIMANDO UMA GRANA, MAS PROVAVELMENTE SEM RETORNO,...KKKKKKKK

  • por Gonçalves, em 09.07.2019 às 14:43

    Parabéns Professor Adriano Silva, vamos sair desse achismo político e com este estudo técnico/científico , teremos uma amostra de uma nova viabilidade econômica para o nosso município de Cáceres.

  • por Cacerense, em 09.07.2019 às 14:31

    Parabéns meu governador Mauro Mendes...Nossa região confia em vossa excelência....Parabéns prof Adriano Silva sempre trabalhando em prol nossa região Oeste

  • por André Correia Soares, em 09.07.2019 às 14:27

    Precisamos realmente buscar um caminho econômico e isso só vai acontecer após uma análise técnica das viabilidades, acredito nessa proposta.

Mais comentários
 
Sitevip Internet