Notícias / Politica

08/07/2019 - 08:10 | Atualizado em 08/07/2019 - 08:49

Politicagem: Em discurso na inauguração da fonte, Francis prova que foi a Bolívia a passeio

Por Antoniel Pontes/Jornal Oeste

O Jornal Oeste recebeu o aúdio do primeiro discurso do prefeito de Cáceres Francis Maris, logo após voltar de viagem oficial à Bolívia. O discurso feito na inauguração da fonte luminosa da Praça Barão do Rio Branco no último sábado (06) confirmou que Francis e sua vice Eliene Liberato que gastaram diárias e dinheiro público, usaram da viagem para que o gestor fosse fazer negócio particular e sua vice, Eliene, fosse passear para  salvar o direito de concorrer a uma eleição em 2020, já que se viesse assumir, não poderia concorrer mais, pois já tinha sido reeleita.

No áudio, o prefeito não trouxe nenhuma proposta ou cronograma de intenção de instalação de indústrias para a cidade, nenhum levantamento de viabilidade de indústria na cidade. Francis e Eliene foram passear e voltaram fazendo politicagem. É o que você pode conferir a seguir nas informações levantadas sobre as declarações feitas na inauguração.


 Francis e Eliene foram tirar férias com o dinheiro público; Governo Mauro já havia assinado os acordos

O prefeito e a vice foram “mastigar papa de neném” pois os gestores esqueceram que em maio deste ano, o governador Mauro Mendes se reuniu com Evo Morales para assinar um acordo para dar início às tratativas da comercialização do gás boliviano e do fornecimento de ureia - fertilizante usado nas plantações de soja, de cana de açúcar e que também serve para alimentar o gado - em solo mato-grossense. Durante encontro com o presidente Evo Morales, o chefe do Executivo assinou um termo de desenvolvimento de mercado com o Governo boliviano. 

Francis não foi atrás de Ureia, foi atrás de ser um ser fornecedor de gás

Segundo fontes do Jornal Oeste, o prefeito não foi só tratar de compra de insumos agrícolas na Bolívia. Até porque não é competência de um prefeito, esse assunto. Ele está interessado em explorar o negócio de Gás em Mato Grosso. Esse fato vai ao encontro das atuais declarações feitas pelo governo do Estado e do governo boliviano. Segundo o governo boliviano, a Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB) [empresa pública boliviana], realizará um estudo para analisar a possibilidade de participar de projetos de geração de energia, por conta própria ou em associações com empresas mato-grossensesEsse estudo tem o intuito de comercializar o gás natural para Mato Grosso e também da ureia. Isso inclui o desenvolvimento de infraestrutura e operação das redes de gás no Estado. 

As tratativas para a instalação entre o governo mato grossense e o boliviano vem desde o governo Blairo Maggi. Na época, a proposta inicial era que a fábrica fosse construída na fronteira da Bolívia com o Estado ou mesmo em território mato-grossense. Porém, desde Blairo até hoje nada foi feito.
 

 Francis, Eliene e a falta de agenda na Bolívia

 Na sua fala na praça Barão, Francis disse que visitou inúmeras cidades boliviana e contou que se reuniu com diversas autoridades, porém a redação do Jornal Oeste continua na busca incessante de algum registro dos encontros que Francis tanto fala no seu discurso. Porém, por enquanto nada foi achado. Engraçado é que o prefeito quando está em Cáceres, passa mais tempo nos grupos de whatsapp publicando e  comentando sobre a Política Nacional, mas parece que não encontrou um tempo em quase dez dias na Bolívia para divulgar sua agenda ou seus encontros com a autoridades boliviana, restou a Comunicação da Associação Mato grossense dos Municípios fazer isso pelo executivo.
 
 
Francis anuncia ações do governo de Evo Morales na Bolívia

 Em vez de discutir sobre ações práticas para a cidade e região, Francis que discursou por quinze minutos usou o tempo todo para contar que o Governo boliviano vai instalar Indústrias em San Matias para gerar empregos para os bolivianos. Contou que sugeriu que o ministro instale uma fábrica de Ureia em San Matias, gerando empregos para o povo de lá. E depois pediu para o ministro de Minas e Energias falasse com o ministro da Educação instalasse uma faculdade em San Matias. A pergunta surge: Quem ganha com essas obras na Bolívia? O povo boliviano é claro! Para os cacerenses, nada de empregos, só histórias.


 Francis voltou a falar de ZPE, mesmo o governo Mauro dizendo que é inviável
 
Mesmo o governo Mauro Mendes já ter dito que a ZPE é inviável,  o tucano voltou a alimentar a história da ZPE dizendo que com a vinda de uma indústria de energia em San Matias, os “restos” de material produzido lá, serviria para alimentar a vinda de novas  indústrias para a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres. Com tanto sonho no seu discurso, o empresário poderia abrir uma panificadora para produzir o doce, criando verdadeiramente assim, novos postos de emprego.

 Francis alfineta Eliene 

 O prefeito não deixou de alfinetar a sua vice na inauguração; em tom de brincadeira, Francis alfinetou a vice que é persona non grata para os futuros projetos do prefeito. Eliene que também usou a fala, esqueceu de dizer as ações da pasta que comanda, e Francis não deixou de lembrá-la publicamente e soltou.
 
“A vice prefeita está me dando uma bronca aqui porque eu não estou falando nada da Educação. Mas ela discursou né gente, ela poderia ter falado das obras dela”, sorriu amarelo o gestor. As relações parecem estremecidas entre a atual gestão.

Confira o primeiro discurso de Francis feita na inauguração da fonte luminosa em Cáceres.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pantaneiro, em 09.07.2019 às 01:26

    Os amarelinhos multando todo mundo ap Deus dará, as execuções fiscais do IPTU e demais alças em taxas de serviços e lixo e nenhum deputado contra o prefeito. Aliás o deputado em Brasília nao consegue trazer benefícios de grande valia pra Cáceres. Enfim, estamos à ver navios. ??????

  • por Maria Heriqueta Silva, em 08.07.2019 às 16:51

    o Jornal esta de parabéns! O Jornalista Antoniel faz um excelente trabalho. Pontuou bem essa reportagem e esse audio ai, foi fantastico. Tanta asneira falada, que não tem como falar que o jornal pega no pé do prefeito. 7 anos não gerou emprego em Cáceres, agora quer usar o governo boliviano para gerar emprego em San Matias para Boliviano. Esse prefeito é bom pra caramba, pra não falar que é uma piada!

  • por maneco, em 08.07.2019 às 13:33

    então tá! e quem e o cara que esta bancando todas estas noticias contra o prefeito, que e Ò CARA da vez, logo deve ser lançado pelo J..? e que logo apos ganhar vai também decepcionar a todos de novo...ou vc duvida que deva acontecer isto (Coordenador)

  • por ANTONIEL PONTES, em 08.07.2019 às 13:12

    SILVA, VOCÊ É UM COMÉDIA KKKKKKKKKKKK

  • por Rodrigo, em 08.07.2019 às 11:05

    Maneco, mas quem não acreditaria no candidato Francis na primeira eleição? Mega empresário, respeitado em todo o estado. Abriu mão do conforto da riqueza para se dedicar à causa da população cacerense. Não era político, nem demagogo. Não ia usar dinheiro público em festa. Prometia fazer os servidores trabalhar como nunca. Cobraria de todos. Fiscalizaria tudo. Seria um Blairo Maggi para Cáceres, que teria sua orla toda reformada. Nunca Cáceres tinha visto um político-não-politico como ele. Prometia ser diferente de tudo que já tinha passado na Prefeitura. Sete anos depois, vemos que a cidade está bem longe das promessas de campanha. Ainda bem que pelo menos um veículo de comunicação na cidade traz algumas críticas.

  • por Maneco, em 08.07.2019 às 10:14

    os comentários são normais e esta certo, sai prefeito entra prefeito a cidade continua sem desenvolvimento, a unica coisa que acompanhamos e matéria denegrindo-o mais ainda a cidade, pobre de Cáceres, ainda lembro deste Site JornalOeste apoiando a eleição do Francis e dizendo que era ó CARA...

  • por Jucélia, em 08.07.2019 às 09:35

    Os Francistas que comentam são bem interessantes: eles acham que o jornal só elogiaria a gestão se recebesse um jabá. A cidade nesse estado e as pessoas elogiando! Realmente, parâmetro para comparar é tudo na vida. Feliz de quem não tem e se sente feliz assim.

  • por André, em 08.07.2019 às 09:22

    Parece bastante óbvio que se a Bolívia tivesse dinheiro para investir em algum lugar, investiria lá mesmo. Se nem os empresários brasileiros se interessam em investir em Cáceres, causa espanto que os bolivianos se interessariam. Eita ZPE, vai fazer mais um Prefeito! Mas os shows de graça e a fonte milagrosa estão aí. Tudo maravilhoso em Cáceres. Pra que emprego? Pra que educação? Pra que remédio? Pra que médico especialista? Pra que asfalto? Vamos festar que é isso que importa. Os problemas depois Deus manda uma solução.

  • por Arlindo, em 08.07.2019 às 09:21

    Se o frança foçe candidato de novo eu votavo nele

  • por silva, em 08.07.2019 às 09:04

    LAGA DE SER BOBO CHEIRA CHEIRA...ESTE PRÉ CANDIDATO QUE ESTA BANCANDO ESTAS NOTICIAS VAI DEIXAR O SITE JORNALOESTE RICO E ESTA DANDO MAS POPULARIDADE AO PREFEITO, TODO OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CONHECE O PREFEITO POIS TA NA MÍDIA GRÁTIS PARA ELE E AGORA A VICE GRAÇAS AO FINANCIADOR DESTAS MATÉRIAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PODE MUDAR DE COORDENADOR DE CAMPANHA POR QUE ESTE É INCOMPETENTE MESMO KKKKKKKKKKKKKKKKKK....

 
Sitevip Internet