Notícias / Educação

04/07/2019 - 05:53

MP exige reforma de escola em Porto Esperidião

Por QuatroMarcos Notícias

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) ajuizou ação civil pública em desfavor do Estado de Mato Grosso com pedido de liminar para reforma da Escola Estadual Pedro Neca, em Porto Esperidião (a 326km de Cuiabá).

A Promotoria de Justiça da comarca requereu, em caráter de urgência, reparos nas paredes; construção de novos rodapés; substituição de telhas podres ou quebradas; substituição das calhas antigas; reforma completa no banheiro dos alunos; substituição dos pilares de madeira danificados e com cupim por pilares de concreto; nova pintura e substituição do forro danificado em todo o ambiente escolar; substituição da fiação elétrica antiga e das luminárias da escola. 

 
O MPMT solicitou também que a ação seja julgada procedente e o Estado de Mato Grosso condenado à obrigação de fazer reforma na Escola, implantação e finalização do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), climatização e construção do laboratório de informática. Ainda nos pedidos, consta que o requerido “seja instado a incluir os valores necessários para o cumprimento da demanda nas próximas Leis Orçamentárias Anuais (LOAs), valendo-se para tanto, se o caso, da reserva de contingência, encaminhando-a ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos em lei, sob pena de pagar multa diária no valor de R$ 5 mil”. 
Por último, a Promotoria de Justiça de Porto Esperidião pleiteou que seja assegurado na ação o benefício da prioridade de tramitação, nos moldes propostos pelo artigo 227 da Constituição Federal e artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

O caso

A Escola Estadual Pedro Neca atende aproximadamente 450 alunos. Em 2016 a Promotoria instaurou inquérito civil a partir de despacho encaminhado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em razão da precária infraestrutura na unidade, fato que vinha gerando prejuízos emocionais e risco à vida e saúde dos estudantes e profissionais. Como providência preliminar, foi realizada uma vistoria in loco, que concluiu que a escola deixa de ser agradável e acolhedora. 

Em razão dos fatos apurados, foi encaminhado ofício à Secretaria de Estado de Educação requisitando adoção de providências. Por fim, o requerido confirmou que a solicitação de recursos emergenciais para reparos na instituição não foi aprovada e informou que o Estado do Mato Grosso decretou estado de calamidade financeira. Fotografias recentes do local deixaram mais evidente a necessidade urgente em realizar os reparos na estrutura. 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 05.07.2019 às 09:13

    Os candidatos a qualquer cargo publico, ao ser eleito, deveria ser obrigado a cumprir todas as suas promessas feitas em campanha, inclusive apresentando um calendário para efetivá-las, e não havendo o cumprimento, o seu mandado seria extinto, pois é muito fácil fazer e acontecer na campanha e sendo eleito, antes da posse o sujeito já começa a alegar falta de recursos e nada é feito, como o atual governador, prometeu mundos e fundos e agora, descaradamente vive a chorar e encostar na LRF, será que o mesmo não tinha conhecimento desta Lei e que o Estado estava quebrado?

  • por Luiz Marcelo, em 04.07.2019 às 08:25

    Sorte tem a cidade que tem um MP que fiscaliza a educação e toma providências para corrigir as irregularidades! Parabéns ao MP de Porto Esperidião!

 
Sitevip Internet