Notícias / Cidade

30/06/2019 - 11:57

Investigador ministra instrução de Bússola para alunos da Guarda Mirim de Comodoro

Por Gazeta Digital

Os alunos do projeto Guarda Mirim da cidade de Comodoro (644 km a Oeste de Cuiabá) participaram de uma instrução de “Orientação e Navegação Básica com Bússola”, ministrada  entre os dias 26 a 29 de junho, pelo investigador Carlos Araújo, da Delegacia do município.

Dentre os temas, foram abordados a localização no globo terrestre, Brasil e Mato Grosso, demonstrando as linhas que dividem a terra (Meridiano de Greenwich e Linha do Equador), a rosa dos ventos com as posições Norte, Sul, Leste, Oeste e também mapa do Brasil.

A instrução ocorreu em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática, realizadas em área de vegetação de serrado. Na capacitação, foi ensinado a técnica de navegar e se orientar utilizando a bússola, instrumento de orientação que utiliza como referencial o norte magnético.
 
Também foi ensinado às crianças, como é possível orientar-se apenas pelo sol com métodos da sombra e utilizando relógio de ponteiros.
 
O instrutor ressaltou que saber se orientar é de vital importância quando o tema é sobrevivência.
 
“Tão necessário quanto seguir em uma direção é o retorno com segurança. E uma vez perdido entre a vegetação já se corre um iminente risco de vida”, disse. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet