Notícias / Politica

23/06/2019 - 11:07

Medeiros pode ter mandato cassado por agredir colega na Câmara

Por Muvuca Popular

O Partido Socialista do Brasil (PSB) protocolou na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara um pedido para abertura de um processo para que o deputado federal José Medeiros (Podemos), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PSL) perca o mandato, por quebra de decoro parlamentar por ter chamado seu colega Eliel Machado (PSB) de “vagabundo”.

A representação contra o mato-grossense foi protocolada na terça-feira (18). Tudo começou em abril, quando os dois se envolveram numa briga em plenário, durante a fala de Machado que foi interrompida pelo mato-grossense aos gritos, em uma das sessões em que a pauta era a Reforma da Previdência. Além de xingar, ele também empurrou e tomou o microfone do oposicionista do Paraná.

Na mesma semana da discussão, Medeiros entrou com uma representação contra Machado no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro. Na época, o parlamentar afirmou que o objetivo de Aliel, ao “falsear” as informações, era causar revolta popular e “denegrir o parlamento”.

Entretanto, dessa vez quem terá que se explicar é Medeiros. Inclusive, o Presidente do Conselho de Ética, Juscelino Filho (DEM) convocou uma reunião do colegiado para às 14h30 da próxima quarta-feira (26) para discutir a abertura do processo disciplinar parlamentar. “Informo que está convocada reunião do colegiado em plenário a definira instauração do processo e sorteio da lista tríplice para escolha do relator”, informou o democrata.

“Esclareço também que, em conformidade com o art. 10 do Regulamento do Conselho Ética e Decoro Parlamentar, ao representado é assegurado amplo direito de defesa, podendo acompanhar o processo em todos os seus termos e atos, pessoalmente ou por intermédio de procurador", continuou.

Se condenado, o parlamento passará, então, a definir quais penalidades poderão ser sugeridas  pelos relatores a serem votadas em plenário. A perda do mandato é mais grave destas.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel, em 23.06.2019 às 20:38

    Pelo que entendi da notícia e pela minha opinião não será extinto o seu mandato, até porque pela ordem cronológica da punição não deverá ser aplicada a pena mais grave, contrário senso será uma desproporcionalidade na aplicação da lei.

  • por Marionely Viegas, em 23.06.2019 às 17:24

    Tomara que esse merda desocupe o.lugar e que o que cair assumir mostre trabalho. Sem o rompante desde merda que quer se impõe pel truculência. A República de Rondonópolis esta acabando kkkkkk

 
Sitevip Internet