Notícias / Cultura

20/06/2019 - 08:44

Professores da Unemat assumem Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres

Por Assessoria Câmara

Wilson Kishi

 (Crédito: Wilson Kishi)
Os professores do curso de Letras da Unemat, Agnaldo Rodrigues da Silva e Olga Maria Castrillon Mendes, imortais da Academia Mato-grossense de Letras, tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC), pelo período de 2019-2021. A sessão solene aconteceu na noite da última sexta-feira (14/06), na Câmara Municipal de Cáceres.

No momento da transferência do cargo, o então presidente Adilson Reis, entregou uma chave de ferro, com dimensões aproximadas de 35 cm e 2 kg, nas mãos do novo presidente, simbolizando o ato oficial de passagem de comando. “Desejo ao Agnaldo e Olga, ambos imortais da AML, que a luz do criador esteja sempre com vocês. Esta chave é para ser perpetuada em todas as solenidades de posse de nova diretoria”, finalizou Adilson Reis.

Com a chave da presidência, Agnaldo Rodrigues revelou a sua satisfação em presidir o IHGC depois de 12 anos e 5 meses de seu ingresso na entidade. Disse se sentir honrado de estar ao lado de pessoas de inquestionável cultura e amor pela cidade e seu patrimônio histórico. Aproveitou o momento para reafirmar seu compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da instituição, onde pretende implementar novas políticas que possam incentivar a cultura e valorizar a história, a memória e a identidade de Cáceres.

Em seu discurso, Olga Maria destacou a iniciativa do professor João Carlos Vicente Ferreira, idealizador das criações dos institutos nas cidades do interior de Mato Grosso, e Cáceres foi o primeiro município a ter o Instituto implantado.

Outra integrante do IHGC, Maria do Socorro Araújo, representando a Unemat, acha importante o envolvimento de outras instituições, como o IFMT, Faculdades, os quartéis e demais entidades para produzir uma Agenda Cultural para a cidade. “Cáceres é um lugar hospitaleiro e muito afetivo. Estou aqui faz 38 anos, pensava que não passaria de um. O afeto das pessoas e as condições da cidade possibilitam ficar e se estabelecer. Cáceres tem memória, tem os povos que aqui estão e que vieram e faz a cidade funcionar”, concluiu na tribuna.

Cáceres foi a primeira cidade a criar seu Instituto Histórico e Geográfico, em 2003, e a presença da presidente do ano do centenário do IHGMT, professora Elizabeth Madureira Siqueira, e de outros integrantes, abrilhantou a solenidade. Ela reconheceu a atuação do Instituto de Cáceres, atendendo e cumprindo com a sua finalidade e, por isso, acredita que o IHGC possa se tornar um Ponto de Cultura. “Deixo essa proposta para Cáceres se tornar um Ponto de Cultura dentro do Estado e outra proposta é fazer um encontro entre o instituto do interior mais antigo com o mais novo, sendo Cáceres e Poxoréu. A experiência dos dois municípios poderá colher frutos para novos projetos e ações.

Nova diretoria 2019-2021- Presidente: Agnaldo Rodrigues da Silva; Vice-presidente: Olga Maria Castrillon Mendes; Primeira Secretária: Vanilda Castrillon Mendes Dantas; Segundo Secretário: Emilson Pires de Souza; Tesoureira: Neuza Benedita Zattar; e Conselheiros Fiscais: Pedro Paulo Pinto de Arruda e Maria do Socorro de Souza Araújo.

O novo presidente deu posse a cinco novos membros efetivos do instituto de Cáceres: Taisir Karim, Linnet Dantas, Elizabeth Dutra, Wilson Kishi e José Carlos de Carvalho, além da professora Elizabeth Madureira Siqueira, como sócia correspondente.

Também estiveram presentes o prefeito Francis Maris Cruz, o presidente da Câmara Municipal de Cáceres, vereador Rubens Macedo, as professoras Nancy Lopes e Zulema Figueiredo, representando a Unemat e o professor João Carlos Vicente Ferreira, ex-presidente do IHGMT e membro da Academia Mato-grossense de Letras.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet