Notícias / Cidade

18/06/2019 - 09:07

Programa de Conciliação para prevenir a Evasão e Violência Escolar foi apresentado em Araputanga, Indiavaí e Reserva do Cabaçal

Por Clênia Goreth

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em fase de implantação pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o  Programa de Conciliação para prevenir a Evasão e Violência Escolar (ProCEVE) foi apresentado às comunidades escolares das cidades de Araputanga, Indiavaí, Reserva do Cabaçal e distrito de Cachoeirinha. O trabalho foi conduzido pela promotora de Justiça Mariana Batizoco.
 
O programa, segundo ela, foi idealizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul e será replicado pela Promotoria de Justiça de Araputanga. A proposta busca resgatar a autoridade dos diretores e professores, a preservação do patrimônio público e o respeito às instituições, com intuito de favorecer a permanência e o sucesso do aluno em sala de aula.
 
“Esse projeto engloba a Prática de Ação Educacional (PAE) e a Manutenção do Ambiente Escolar (MAE), as quais serão definidas pela própria comunidade escolar, envolvendo professores, gestores, pais e responsáveis, além de representantes dos alunos”, explicou a promotora de Justiça.
 
O ProCEVE, conforme Batizoco, tem o objetivo de investigar o problema da indisciplina em sala de aula e inferir possíveis causas e indicar soluções a partir da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Durante a apresentação do programa, a promotora de Justiça ressaltou a tendência atual de terceirização dos cuidados com os filhos, as mudanças na forma de educar e a importância dos responsáveis assumirem suas funções e exercerem o poder familiar em sua integralidade, primando pela imposição de limites, respeito e amor nas relações.
 
“As escolas têm sofrido com a transferência do dever de educar, bem como com a inversão do exercício de autoridade nas relações professor/estudante, além da ineficiência de respostas disciplinares oferecidas pelos estabelecimentos escolares”, destacou.
 
Os encontros realizados com as comunidades escolares aconteceram entre os dias 07 a 10 de maio.
 
Sitevip Internet