Notícias / Educação

11/06/2019 - 09:58

Professores da Unemat aderem à Greve Geral no dia 14 de junho convocada pelas Centrais Sindicais

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Decisão foi deliberada na última sexta-feira (10) durante Assembleia e promete construir a maior greve geral da história contra Reforma da Previdência 

Professores da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), aderiram à Greve Geral no próximo dia 14 (sexta-feira). A pauta central tem a defesa do direito de aposentadoria e o repúdio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, da Reforma da Previdência. 

A decisão foi deliberada na última sexta-feira (07), durante Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela Associação do Docentes da Unemat (ADUNEMAT) para todos os Campis da Universidade no Estado. A Assembleia foi convocada para tratar, dentre outras pautas, a adesão à Greve Geral que vem sendo construído desde o dia 1° de maio pelas Centrais Sindicais e movimentos sociais em todo o Brasil.

No texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 006/2019, a aposentadoria por tempo de contribuição irá acabar e as mulheres serão obrigadas a se aposentarem com, no mínimo, 62 anos de idade, e os homens 65 anos. Além disso, o tempo mínimo de contribuição subirá de 15 anos para 20 anos e os trabalhadores vão receber menos, apenas 60% do valor do benefício será pago se a reforma for aprovada. Para ter acesso à aposentadoria integral, o trabalhador terá de contribuir por pelo menos 40 anos.

Para a presidente da Adunemat, Sílvia Nunes, o motivo da Greve Geral é lutar contra a Reforma da Previdência. Segundo ela, a luta também é pela educação pública e gratuita que vem sendo realizada pelos governos federal e estadual. "Esse dia de greve é muito importante para mostrarmos ao governo federal, em específico, que conseguimos constituir uma greve unificada entre as centrais sindicais, entidades estudantis e movimentos sociais para lutar contra esses ataques a aposentadoria e a educação" reafirma a presidenta.

Além da adesão à Greve Geral do dia 14 de junho, a Assembleia teve como pontos de pauta a RGA 2019, MTPREV e Reivindicações dos Professores/as da UNEMAT para o Governo do Estado de Mato Grosso.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Xômano, em 13.06.2019 às 11:02

    Os pobres de direita apoiam o Bozo a todo custo, estão fudidos quando precisarem se aposentar no futuro, aí vão derramar lágrimas de sangue quando lembrarem que apoiaram os NEOLIBERALISTAS, teorias neoliberais não se preocupam nem um pouco com o pobre. FICA A DICA POBRE DE DIREITA.

  • por SURICATO, em 11.06.2019 às 21:26

    muito bom, com isso vai sobrar dinheiro para pagar a folha em dia e o indice de gastos com pessoal vai reduzir...

  • por Paulo Renato, em 11.06.2019 às 16:40

    Tudo conforme manda o figurino esquerdista da socialização da miséria.

  • por Acadêmico de Verdade, em 11.06.2019 às 14:42

    Novidade seria se a UNEMAT comunicasse que vai trabalhar. Cada uma! Já viu a Unemat fazer greve para melhorar a situação deplorável do Campus? A qualidade dos cursos? Melhorias para os alunos? Nunca ne? Então! Vão trabaia!

  • por Moacir, em 11.06.2019 às 14:34

    Olha a cara desses professores Petistas ave maria!!!! Curuzes!

  • por Renatinho, em 11.06.2019 às 10:16

    Vai ser o MAIOR corte de pontos da história do Brasil. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 
Sitevip Internet