Notícias / Cidade

11/06/2019 - 09:18

Venezuelanos buscam emprego em Cáceres

Por Joner Campos

Os venezuelanos Jesus Alfonso, de 45 anos, e Daniel Valadares, de 17, chegaram a Cáceres neste domingo (09) em busca de emprego. Pai e filho escolheram o semáforo da Rua Costa Marques com a Avenida General Osório para, com cartazes, pedir uma oportunidade de serviço.

Eles fazem parte dois mais de 4 milhões de pessoas que saíram da Venezuela em busca de melhores condições de vida em meio à crise política, econômica e humanitária pela qual passa aquele país. Jesus veio de Caracas, capital da Venezuela, com sua esposa, o filho Daniel e outros seis filhos. Cáceres é a terceira cidade onde a família tenta se manter, após entrar no Brasil pela fronteira com Roraima. Com o pouco dinheiro que conseguiu com bicos Jesus está ficando em um hotel com a família e agora procura emprego. “Preciso de um trabalho fixo pra poder alugar uma casa e dar condições pra minha família. Eu não gostaria que meu filho trabalhasse, eu queria que ele voltasse a estudar. Ele só esta aqui pedindo emprego porque a gente precisa”, afirma Jesus.

A mudança para Jesus não veio sem sofrimento, o irmão foi morto no dia 23 de janeiro em meio aos protestos contra o governo de Maduro. Segundo Jesus, as forças policiais bolivianas seriam as responsáveis pelo crime. “Eu estava em Cuiabá, trabalhando e juntando dinheiro pra trazer minha família quando aconteceu o assassinato do meu irmão. Fui para a Venezuela de novo e voltei com minha mulher e meus filhos. Desde então pouco a pouco tento conseguir um dinheiro para podermos nos manter”, conta o venezuelano.

Daniel, filho de Jesus, acompanha o pai na busca por trabalho segurando um pedaço de papelão no semáforo onde exibe seu pedido e um número para contato, para ele situação que nunca imaginou viver. “Eu nunca pensei em sair do meu país, ter que pedir emprego na rua. Ainda tem a dificuldade do idioma e também a cultura que tentamos entender aos poucos”. Apesar de difícil, essa era a saída mais racional para família. “Nos últimos dias que estávamos na Venezuela nós já não tínhamos muito dinheiro, sem trabalho, com pouca comida. Eu tinha que sair de casa pra ver se alguém me dava algo de comer. Uma situação que não desejo pra ninguém”, completa o jovem.

Na Venezuela Jesus tinha trabalho como marceneiro, mas ele diz aceitar qualquer trabalho. “O que eu preciso é de um trabalho que eu tenha um salário todo mês certo pra conseguir manter minha família. Mas se não for possível, nós estamos aceitando qualquer tipo de ajuda”. Para contatar Jesus e Daniel estes são os telefones: 65 99926-8296 e 65 99934-0102.


Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro Fernando, em 11.06.2019 às 13:53

    Deveriam vir, esses venezuelanos e mais alguns, pra região de Pontes e Lacerda. Principalmente os que sabem fazer serviços de construção civil. Porque Pontes e Lacerda deve ter a mão-de-obra mais cara da região.. O lugar caro...

 
Sitevip Internet