Notícias / Educação

07/06/2019 - 07:29

IFMT abre 3ª Semana de Tecnologia e Meio Ambiente em Pontes e Lacerda

Por Weverton Correa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A 3ª Semana de Tecnologia e Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (6), em cerimônia lotada, no auditório da Instituição. Até sábado (8), serão oferecidos mais de 30 minicursos, palestras e mesas de discussão relacionadas ao tema. O evento é a junção de outros três já tradicionais no Campus: o Encontro de Responsabilidade Socioambiental, WORKFron (Workshop de Tecnologia) e o Passeio Ciclístico.

Na solenidade, o Diretor-geral do Campus professor doutor Stefano Teixeira Silva destacou a promoção do diálogo de sustentabilidade e o ambiente de formação. "O evento é uma forma do Instituto Federal Campus-Fronteira Oeste promover a abertura para formação e diálogo, para que possamos fazer o exercício da nossa cidadania por meio da abordagem de temas como sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia. Essa última como transformação de conhecimento e como podemos moldar ele para trabalhar a preservação do meio ambiente e solidificar a sustentabilidade. É uma realização feita com muitas mãos e por isso, desde já, meu agradecimento a todos os servidores envolvidos, de forma direta ou indireta".

Diretor de Ensino, o professor doutor Adriel Martins Lima reforçou o incentivo à pesquisa e formação acadêmica. "Eventos como esse são importantes, porque os alunos têm uma grande oportunidade de conhecimento. Muitos teriam essa chance somente na graduação, mas o IFMT já proporciona essa experiência no Ensino Médio. Muitos já tem um currículo lattes ou vão começar, de modo a ter incentivo para atuação em pesquisa".

Membro da comissão organizadora da Semana, o professor mestre Daniel Dunck Cintra frisou a discussão do tema. "É uma discussão feita totalmente para os alunos e comunidade. Trata-se da junção de 3 eventos tradicionais no Campus: o Encontro de Responsabilidade Socioambiental, WORKFron (Workshop de Tecnologia) e o Passeio Ciclístico. Meio ambiente e tecnologia são pautadas com a sustentabilidade. Há palestras e minicursos relacionadas à temática para reflexão e soluções atingíveis".

ATIVIDADES- O tema da palestra de abertura foi "Sustentabilidade Socioambiental", ministrada pelo professor doutor Silvano Carmo de Souza, do Campus IFMT-Cáceres, que abordou, entre os tópicos, aspectos sociais ligados a sustentabilidade. "Sustentabilidade é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota o desenvolvimento para o futuro. (....) A sociedade sustentável só será possível quando aprendermos a conviver", afirmou.

A programação desta quinta-feira ainda segue com minicursos e oficinas durante o dia. À noite, terá sequência às 19h, com palestras e atividades paralelas, entre elas a de tema: O Raio Laser e Suas Aplicações, com Professor Luiz Antônio de Oliveira Nunes, do Instituto de Física de São Carlos – USP.

PROGRAMAÇÃO- A programação completa do evento pode ser conferida no site: https://www.even3.com.br/setecma2019/ . As atividades serão encerradas no sábado (8) com o Passeio Ciclístico gratuito. O percurso é de 5 km e haverá sorteio de 4 bicicletas. A concentração será no estacionamento do IFMT a partir das 7h30.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet