Notícias / Cidade

06/06/2019 - 10:33

História de Fazenda Descalvados é contada em Expedição

Por G1 MT

Em posição estratégica às margens do Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, a Fazenda Descalvados viveu seu auge no período colonial, quando exportava produtos para a Europa e abatia cerca de 20 mil cabeças de gado por ano. Pouco mais de 140 anos depois, embarcações continuam a aportar na fazenda, mas com outro propósito: o ecoturismo.

Na semana do Meio Ambiente, o G1 publica, em parceria com a TV Centro América, uma série de reportagens sobre o assunto e detalhes da Expedição Travessia e da Expedição Rio Paraguai - das nascentes à foz. No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A estrutura, que é tombada pela Secretaria Estadual de Cultura (SEC-MT), fica a cerca de 100 km de Cáceres, no Pantanal mato-grossense.

Durante a Primeira Guerra Mundial, diante da escassez de carne na Europa, a Fazenda Descalvados foi o pilar da produção de charque e carne industrializada.

Nesse período, toneladas de carne enlatada foram enviadas pelo Rio Paraguai. A produção foi possibilitada por expansionistas belgas.O primeiro proprietário da fazenda foi João Carlos Pereira Leite, que a recebeu de doação em retribuição pela luta na Guerra do Paraguai.

Em 1895, o uruguaio Jayme Cibils Buchareo compra a fazenda e dá início a indústria extrativista na propriedade.

A estrutura da fazenda seguia os mesmos moldes das grandes propriedades da época: casa grande, morada dos colonos, armazém, igreja, praça, oficina, casa de administração, curral, matadouro e galpão.

Por volta do ano de 1900, a produção de gado diminuiu e foi preciso adquirir gado de outras fazendas. As dificuldades fizeram com que os donos investissem no extrativismo mineral e na borracha.

“A crise que se abateu sobre a pecuária na região, aliada a outros fatores técnicos e de mercado, levou ao declínio da propriedade. Muito do maquinário da fábrica, sua caldeira, as oficinas e marcenaria e um antigo caminhão encontram-se, ainda hoje, dispostos na sede da fazenda, mas, a despeito de seu significado histórico e do interesse turístico, abandonados à ação do tempo”, como conta o pesquisador Álvaro Banducci Júnior.

Hoje, o parque industrial foi desativado e a pecuária deu lugar ao ecoturismo.

Entre as atividades desenvolvidas na Pousada Descalvados estão: pesca, focagem noturna, safári fotográfico, passeios de barco e observação de onças.

Fazenda Descalvados fica às margens do Rio Paraguai — Foto: Lenda Turismo/ Divulgação

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Carlos Lacerda Cintra, em 26.01.2023 às 22:03

    De 1970 tínhamos um sitio próximo da fazenda Descalvado chamado de Pau Chato do meu avo Jovino Lacerda Cintra, quando criança cheguei de dormir em um desses casarões. ha como isso me enche de saudades.

  • por Abel Donato Deluqui, em 06.06.2019 às 16:51

    Eu conheci a Fazenda Descalvados em 1968 quando o meu pai (Zulmiro Deluqui) me levou nas férias escolares em sua LANCHA OCEANIA, que sempre fazia o transbordo entre Cáceres/Corumbá/Cáceres e nessa época a referida Fazenda pertencia ao Latifundiário Sr. Luiz Esteves Pinheiro de Lacerda e era gerenciada pelo sr. José Otávio e pela foto acima o ancoradouro era em frente ao casarão azul e tinha até o empregado do Departamento dos Correios e Telégrafos.

 
Sitevip Internet