Notícias / Educação

05/06/2019 - 09:46

Organizadores da Semana de Enfermagem da Unemat divulgam nota de esclarecimento

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Nota de esclarecimento
 
A Comissão Organizadora da XVI Semana de Enfermagem (SEENF) vem a público esclarecer sobre a reportagem do site Jornal Oeste – Seu Portal de notícias do Oeste de Mato Grosso, publicada no dia 18 de maio de 2019, acerca do evento promovido.

A XVI SEENF teve como tema: Integração Ensino, serviço e comunidade – A Enfermagem ampliando sua atuação. Foi um evento singular na cidade por conseguir a integração de Instituições de Educação Superior da cidade (UNEMAT, UNOPAR e FAPAN), Instituições de Educação Profissionalizante (Instituto Educacional de Cáceres), Prefeitura Municipal de Cáceres e Hospital Regional de Cáceres.

O curso de Enfermagem da UNEMAT foi o idealizador do evento, porém as parcerias foram importantes para a organização, planejamento, desenvolvimento e realização das propostas de atividades durante a semana comemorativa.

O evento foi constituído por palestras, rodas de conversa, minicursos, apresentação de trabalhos e pôster e oficinas que possibilitaram a discussão de temas de relevância técnico-científica congregando docentes, discentes e profissionais de saúde das instituições envolvidas, em prol de debates de temas que são importantes para o aprimoramento profissional da enfermagem, tanto no município de Cáceres que tem o Hospital Regional como referência em serviços de saúde para os municípios da região sudoeste e o país vizinho, a Bolívia, em atendimento de UTI adulto e pediátrica, Traumatologia, Ortopedia, Pediatria, Neurologia e Cirurgia Geral, Vascular, Urológica e Buco Maxilo- facial, ainda em serviços de diagnósticos e imagem.

Além disso, na cidade abriga o Hospital São Luiz que é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, credenciado como Hospital Amigo da Criança desde 2015 e atende Cáceres, cidades circunvizinhas além da Bolívia no parto de alto risco e as gestantes de portas abertas, sem a necessidade de ser referenciadas pelo município, apenas encaminhamento, tornando-se referência em UTI-neo para o estado, ajudando Cuiabá nesse quesito.

A semana da enfermagem é comemorada em todo o país, contempla a comemoração do dia do Enfermeiro (dia 12 de maio), instituído pelo decreto 2.956/1938 e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio), instituído através da Resolução COFEN 294/2004. Celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, instituída em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek (decreto 48.202) datas essa de nascimento de Florence Nightingale que foi uma enfermeira britânica pioneira no tratamento de feridos durante a Guerra da Criméia e lançou bases para a enfermagem profissional e, Falecimento de Anna Nery que foi uma enfermeira pioneira na Enfermagem Brasileira por prestar serviços ininterruptos nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai.

No primeiro dia contamos com a presença de autoridades como o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN-MT) Antônio César Ribeiro, a coordenadora do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) enfermeira fiscal Flaviana Pinheiro, pró-reitor de Graduação da UNEMAT profº Dr. Alexandre Gonçalves Porto, o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde profº Dr. Riller Silva Reverdito, a coordenadora do Curso de Enfermagem do Campus
 
Jane Vanini Poliany Cristiny de Oliveira Rodrigues, representante da Secretaria Municipal de Saúde Erislaine Oliveira, Diretor do Hospital Regional de Cáceres Sr. Onair Nogueira, Diretor da Universidade Norte do Paraná prof. Victor Amaral Vitorino, representante do IEC profa. Aline de França Mangueira, coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade do Pantanal a profa. Esp. Priscila Patrícia da Silva, Gerente de Enfermagem do Hospital Regional de Cáceres enfermeira Fernanda Hasse e a Coordenadora do Evento profa. Dra. Carolina Sampaio que é docente do curso de Enfermagem da UNEMAT.

Para ser realmente constituída em uma integração e parceria das instituições envolvidas no evento, muitas atividades programadas foram realizadas em diferentes espaços como: Auditório do Hospital Regional de Cáceres, Blocos de salas de aulas da FAPAN, e Campus da UNEMAT. Assim como os palestrantes foram cedidos e convidados pelas instituições envolvidas e, voluntariamente realizaram suas palestras e minicursos.

Segue a programação do evento para conhecimento das atividades que foram realizadas durante o evento.

Entretanto, vale ressaltar que sem o envolvimento, participação e dedicação de docentes, discentes, profissionais de saúde das instituições envolvidas e parceiros, esse evento não poderia ser desenvolvido de forma primorosa e otimizada.
 
Sempre primando pela veracidade dos fatos, nós da Comissão Organizadora nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.
 
Att.
 
Comissão Organizadora do XVI SEENF

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Emily, em 09.06.2019 às 22:53

    A FAPAN não tem site próprio para divulgar seus eventos? Tem que pagar jornal para isso?

  • por Heliodora, em 05.06.2019 às 10:45

    Ei, Gonzaga, não deixe seu amor pela FAPAN sobrepor seu dever de amor à verdade dos fatos. A FAPAN tem grandes méritos.Certamente, não precisa abiscoitar eventos alheios para sobressair.

 
Sitevip Internet