Notícias / Economia

31/05/2019 - 10:56

​Sicredi é parceiro de projeto do Banco Central do Brasil

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em parceria com o Banco Central, a Cooperativa Sicredi, participa da Semana da Educação Financeira Nacional, com envolvimento das famílias, para utilizar o dinheiro com segurança, esclarecer os mitos sobre o dinheiro, ensinar como Ganhar, Gastar e Investir. Conforme o gerente do Sicredi, Cáceres, Elson Alves Ribeiro, são prestadas orientações sobre as necessidades da família em comprar ou não determinado produto, instruindo as crianças, que poderão ajudar os pais.
 
Segundo ele, quando se fala em saúde financeira, o Sicredi se preocupa muito, pois quer ver as famílias bem, com reservas para realizar seus sonhos e necessidades, dentro de uma organização sem pagar juros, crentes do que podem ou não gastar com determinado produto; qual o benefício que essa compra irá proporcionar; se precisa de um novo brinquedo; se o que já tem pode suprir a necessidade. (não que a criança não precise de brinquedo), mas, ver realmente a necessidade, salienta Elson.
 
O objetivo principal do projeto é que as pessoas utilizem bem seu dinheiro, façam uma reserva para momentos especiais. Não gastar demais; não gastar nunca; ter dificuldade para gastar seu dinheiro; enfim, são problemas que afligem as pessoas diariamente. "Existem algumas crenças; de que, se você não nasceu  rico, nunca será, que dinheiro não traz felicidade, etc. A questão, são os investimentos que podem serem feitos através das reservas. Dinheiro também não é a raiz de todo o mal, desde que eu use ele para o bem. Temos que partir do princípio de fazer economia, temos que guardar," reforçou Elson.
 
Segundo ele, pesquisas apontam que 90% dos pais não dividem com seus filhos as finanças, alegando que isso é coisa de adulto, ou até mesmo dificuldades com o diálogo entre a família. "Se conversarmos sobre isso com os familiares, podemos evitar problemas econômicos, emocionais e até mesmo de relacionamentos. Quando se trata de economia, precisamos quebrar alguns tabus. Todos temos problemas financeiros, em algum momento na vida, na maioria das vezes por questões educacionais, ou, meus pais não me ensinaram; vergonha de falar sobre dinheiro. A dica é fazer acordo familiar sobre receitas e despesas, para gerar o GGI, (ganhar, gastar e investir)," pontuou Ribeiro. qual receita planejada? quais combinações posso fazer com a parceira(o) e família? como posso reduzir meus gastos e cortar o desnecessário? como posso fazer para que meu dinheiro renda mais? como investir? como ganhar mais? existem receitas planejadas para ganhar mais? qual a receita planejada? quais combinações posso fazer com a parceira(o) e família? Como posso reduzir meus gastos e cortar o desnecessário? Como posso fazer para que meu dinheiro renda mais? como investir?
 
Ribeiro afirma que o dinheiro precisa estar ao seu favor, e, a poupança é um dos meios seguros de investir. Mudam se os hábitos para alçar , com pequenas coisas para alçar pequenas vitórias, que somadas irão virar grandes ações. Assim o dinheiro vai somar para com a sua minha família. Com certeza novos resultados virão. Um pequeno exemplo é a economia de gastos, (luz, água, telefone, etc.). Elson cita uma casa com todas as luzes acessas sem necessidade. Diminuir esses gastos não é só educação financeira, mas também ambiental.
 
"Diante de uma educação financeira estável, posso nas férias sair com a família, desde que eu os tenha orientado no transcorrer do processo", enfatiza o gerente do Sicredi. Já os despreocupados com o processo, podem nunca realizarem seus sonhos. Quem possui reserva, sempre pode comprar a vista e conseguir descontos. Ta mbém não se pode agir com mesquinhez, sob o risco de esquecer de viver. Segundo Ribeiro, ter esse equilíbrio, faz as pessoas chegar antes na conquista dos seus sonhos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet