Notícias / Politica

29/05/2019 - 06:29

Deputada federal de MT critica Bolsonaro e diz que presidente “não respeita o ensino indígena”

Parlamentar apontou descaso com a educação indígena durante evento na UFMT

Por Muvuca Popular

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT), criticou o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), durante sua participação na Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária, nesta segunda-feira (27).

Segundo a parlamentar, Bolsonaro não respeita a educação indígena brasileira. Além de apontar o descaso de Bolsonaro, a deputada declarou que durante o governo petista, as questões indígenas eram tratadas com mais dignidade perante o Congresso Nacional.



“No nosso período construímos mais de 80 Escolas indígenas, com recursos de convênio dos governos Lula e Dilma. Agora, o governo federal não faz mais convênio com o Estado. Falta recursos e não há apoio da União”, disse.

Rosa Neide também aproveitou para cobrar o atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), enfatizando na reabertura dos cursos de Licenciaturas Plena e Bacharelados ofertados aos indígenas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

De acordo com a professora, “o governo alega falta de recursos, mas corta apenas os cursos dos indígenas”, criticou.

As declarações surgiram enquanto Rosa Neide participava da mesa de debates sobre os direitos dos povos indígenas juntamente com a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), na Universidade Federal de Mato Grosso. Durante a conversa, as principais questões foram a falta de apoio à Educação Escolar Indígena e da falta de estrutura nas unidades de ensino das comunidades.

Além das deputadas, o evento contou com presença do procurador da República, Ricardo Pael, do representante do governo do Estado, Adair Moreira e de representantes da FUNAI.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 29.05.2019 às 15:02

    Não respeita nem os gados dele, mas deveria respeitar os indígenas pois eles já estavam muito antes do portuguêses chegarem no Brasil... intrusos aqui no Brasil somos nós descendentes dos colonizadores.

  • por JOSE ANDRADE, em 29.05.2019 às 13:11

    O ENGRAÇADO E QUE NINGUÉM SABE DE ONDE SURGIU ESSA SENHORA E CONSEGUIU GANHAR A ELEIÇÃO PARA DEPUTADA FEDERAL,O MAIS ENGRAÇADO AINDA E QUE ELA ABRE ELOGIOS AOS GOVERNOS DO PT,SOBRE APOIO E ESTRUTURA NAS ALDEIAS INDÍGINA,E COBRAM O PRESIDENTE PELA FALTA DE ESTRUTURA.ENTÃO O QUE O PT FEZ DE VERDADE DEPUTADA? A ESTRUTURA VCS FIZERAM JÁ ACABARAM? ESTRANHO NE? E COBRAR O GOVERNO DO ESTADO SOBRE REALIZAÇÕES DA UNEMAT NA QUESTÃO INDÍGENA TAMBÉM E ESTRANHO,TODO MUNDO SABE QUE A UNEMAT E INDEPENDENTE E TEM AUTONOMIA,ENTÃO DEVERIA PROCURAR A REITORIA E VERIFICAR E NÃO CRITICAR SOMENTE NO MÉTODO PT DE GOVERNAR. ACORDA DEPUTADA.

 
Sitevip Internet