Notícias / Educação

27/05/2019 - 12:15

IFMT Campus Cáceres oferece curso de qualificação para mulheres na área de tecnologia de alimentos

Por IFMT

Com o objetivo de integrar conhecimentos e saberes sobre o processamento de produtos derivados do leite, a partir da educação voltada para a inclusão, equidade, emancipação, cidadania e autonomia de mulheres, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo desenvolve o Curso de Formação Inicial e Continuada(FIC) em Produtora de Derivados do Leite. Coordenado pela professora doutora Iris Gomes Viana, a proposta do curso foi aprovada por meio do edital 26/2019 do Programa de Extensão Teresa de Benguela, uma ação de fomento à qualificação para mulheres desenvolvida pela pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFMT.

O curso é voltado para mulheres de comunidades cacerenses que se encontram em vulnerabilidade social, seja na luta e por direitos como o território para exercer suas atividades, ou por políticas públicas que propicie condições básicas de saúde, moradia, alimentação, acesso à água e educação. As comunidades serão atendidas conforme demanda apresentada pela Comissão Permanente de Mulheres do Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennés de Cáceres-MT.

Com 40 vagas ofertadas, o curso será desenvolvido em 160 horas com oficinas uma vez por semana. O critério para inscrição é ser mulher, com idade a partir dos 16 anos; já ter cursado as séries iniciais do ensino fundamental (4ª série ou 5º ano completo) e residir nas comunidades Cohab Nova, Vila Real e Jardim das Oliveiras (e entorno). O período de inscrições no IFMT será de 27 a 29 de maio de 2019 na Coordenação do Curso Produtora de Derivados de Leite do Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo (horário das 8h às 17h) e ou pelo e-mail iris.viana@cas.ifmt.edu.br. As candidatas estão isentas do pagamento da taxa de inscrição. A seleção para as vagas será feita por meio de Análise Socioeconômica.

Durante a formação o curso inclui quatro etapas: o empoderamento e autonomia das mulheres com abordagem temáticas como autonomia, direito e saúde da mulher; técnica e tecnologias com conhecimentos que envolvam a manipulação e o preparo de alimentos derivados do leite respeitando e integrando os saberes destas mulheres; empreendedorismo e inovação com noções para a organização e autogestão de pequenos empreendimentos e cooperativas como alternativas para o mundo do trabalho e geração de renda; e tutoria propiciando, o diálogo, o acompanhamento e orientações às mulheres participantes do curso durante a busca por alternativas de trabalho e renda.

O curso integra as ações do Núcleo de Estudos de Gênero e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Trabalho  do IFMT Campus Cáceres.

VEJA O EDITAL AQUI.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet