Notícias / Cidade

26/05/2019 - 10:20

Com câncer na língua, estudante de 20 anos de Araputanga mostra batalha contra doença em rede social

Por Quatromarcosnotícias

Quatromarcosnotícias

 (Crédito: Quatromarcosnotícias)
Com 20 anos e cursando a faculdade de odontologia, o curso dos seus sonhos, o morador de Araputanga (337 km de Cuiabá), Bruno Salomé, começou 2019 tendo que enfrentar uma árdua batalha contra o câncer.

Em janeiro, Bruno suspeitou de uma lesão na boca, após exames específicos foi diagnosticado uma lesão maligna na borda lateral da língua: um câncer na língua. “Por volta de junho de 2018, por acidente acabei mordendo a lateral da minha língua, meus molares são tortos pro lado lingual e com as cúspides pontudas, tanto que desgastei elas na época, e acontece que esse corte persistiu por 1 mês sem cicatrizar, eu sabia que se algo não cicatriza em 2 semanas já é motivo de investigar e fui fazer uma biópsia no Hospital do câncer de Cuiabá”, conta.

Ainda segundo o acadêmico, “eles optaram por fazer só a análise da raspagem, e não encontraram nada, e descartando qualquer outra hipótese concluíram que era só um trauma por conta das cúspides, e nem mesmo marcaram o retorno depois disso, eles estancaram com laser e me mandaram pra casa”. E explica: “o corte não machucava mas ao olhar dava pra ver que ele ainda estava lá, e por não perturbar fui deixando, em dezembro ao espirrar acabei por cortar mais ainda a lateral da língua mas dessa vez insiste em uma biópsia já que notei que a língua começou a inchar.

No dia 31 Janeiro, data do meu aniversário, fui para Cuiabá, na área de Odontologia do Hospital do Câncer, novamente descartando qualquer hipótese de tumor tiraram 2 peças grandes para analise assim estimulando o crescimento do tumor, ao sair o resultado fui diagnosticado com um câncer maligno na língua nunca antes visto em pessoas da minha idade, e fora do perfil, sendo na literatura o caso mais jovem com esse tipo de tumor, e pro meu azar ele é mais agressivo em pessoas jovens, daí em diante ele foi só crescendo”.

Após a necessidade de duas cirurgias, Bruno iria iniciar a radioterapia, mas novamente ele descobriu que a doença voltou, dessa vez no pescoço. Com isso, o acadêmico dará início na quimioterapia junto com a radioterapia. Ele mostra o dia a dia em seu instagram. “No começo foi um choque para todos, uma notícia dessa derruba qualquer um e aí que comecei a agir.

Falei com todas as pessoas que eu tinha uma pendência, coisas que deixei de falar, problemas que nunca consertei, e arrependimentos que tive medo de encarar”, relata. Para ajudar nos custos do tratamento, amigos criam uma vaquinha online. “Bruno é rapaz forte, que surpreendeu a todos pela forma como está enfrentando a doença, sempre otimista e com o sonho de se formar em Odontologia e ajudar pessoas com o mesmo problema que está enfrentando.

Com toda essa história de luta, não poderíamos deixar de ajudar nosso amigo, por isso criamos uma campanha para arrecadar dinheiro e ajudá-lo com o tratamento, que está sendo muito caro”, conta um amigo. A meta era de R$ 10.700 reais, e já arrecadou R$ 11.925 mil reais. Para ajudar, acesse Outro lado:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante da notícia publicada no site VG Notícias, no dia 23 de maio, com o título “Com câncer na língua, estudante de 20 anos mostra batalha contra doença em rede social”, o Laboratório de Patologia Bucal do Hospital de Câncer de Mato Grosso esclarece que:

1 – O exame do paciente mostrou alterações inflamatórias, o que já sugere investigação mais aprofundada, conforme a primeira observação do laudo em anexo.

2 – A segunda observação é clara na recomendação da biópsia que deveria ser realizada pelo paciente. Arlindo Aburad Patologista Bucal do Laboratório de Patologia Bucal do Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet