Notícias / Educação

20/05/2019 - 11:16 | Atualizado em 20/05/2019 - 11:20

Cáceres recebe Palestra Gratuita em alusão ao dia do Assistente Social

Por Assessoria

Como em todos os anos, o Conjunto CFESS-CRESS celebra o Dia da/o Assistente Social, 15 de maio, com uma campanha que traga ao debate um tema importante para a categoria profissional e visibilize as bandeiras de luta do Serviço Social. Em 2019, o mote é o combate ao racismo: "Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro". Em Mato Grosso o Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) dá continuidade ao mês de programação especial em alusão a data com palestra gratuita na cidade de Cáceres (220 km de Cuiabá). O encontro ocorrerá nesta terça-feira (21.05), a partir das 13h, no Fórum de Justiça – Comarca de Cáceres.

Segundo a presidente do Cress/MT, Andreia Amorim, os eventos ocorrem em um momento em que os direitos dos trabalhadores/as têm sido extremamente impactados pelo desmonte do Estado com as reformas trabalhista e da previdência. "Sabemos que pela origem escravocrata e colonial do nosso país os negros acabam sendo os mais prejudicados com esses desmontes. Por isso queremos incentivar a promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional de assistentes sociais, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo", afirma.

A facilitadora e agente fiscal do Cress/MT, Ana Paula Fonseca, comandará a mesa "Estratégias de fortalecimento e organização de Assistentes Sociais da região". E a presidente do Conselho, Andréia Amorim, debaterá o tema: "Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano".

De acordo com a porta voz da Comissão de Organização do Dia do/a Assistente Social, Tatiana Refosco, os eventos do Dia do/a Assistente Social tem o objetivo de reafirmar o compromisso da categoria no combate ao racismo, assim como propicia um momento de reflexão e debate sobre a atual conjuntura de retirada e ameaça aos direitos sociais.

"A cada ano fazemos um rodízio de cidades e este ano abrimos a programação de eventos em Cuiabá e agora vamos a Cáceres nesta terça e a Rondonópolis na sexta-feira. Convidamos os profissionais da região a participarem do evento e a virem debater este importante tema. O combate ao racismo vai ao encontro dos princípios do nosso Código de Ética, ao colocar o trabalho da categoria em defesa dos direitos de toda classe trabalhadora e denunciar todo tipo de opressão e exploração", afirma.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento a partir das 13h. As vagas são limitadas.



PROGRAMAÇÃO CÁCERES

21/05/2019

Local: Fórum de Justiça – Comarca de Cáceres

13h – Credenciamento

13h30 – "Estratégias de fortalecimento e organização de Assistentes Sociais da região".

Facilitadora: Ana Paula Fonseca (CRESS/MT)

16h – Mesa: "Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano"

Palestrante: Andréia Amorim (CRESS/MT)

ÍconePress Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo
(65) 3642 3303
Paola Carlini - 65 98404 9656
Larissa Klein - 65 99907 8767

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet