Notícias / Cidade

19/05/2019 - 07:29

General Theophilo confirma durante reunião em Cáceres a construção de Centro de Inteligência Integrada

Por Joner Campos

O Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira esteve visitando nesta sexta-feira, 17, a fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Cáceres, com objetivo de tratar da segurança na fronteira, além de discutir sobre a situação da falta de investimentos federal na região.

O general que é o segundo posto, após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, se reunião com as forças de segurança de Mato Grosso na sede da Delegacia Especial de Fronteira – DEFRON, onde foram apresentados os trabalhos de combate ao narcotráfico na região de fronteira, além da demonstração da integração dos órgãos de segurança no combate ao crime organizado.

A Delegada que chefia a Delegacia Especial de Fronteira, Dra. Cinthia Gomes da Rocha Cupido mostrou ao general um pequeno panorama dos serviços executados pela delegacia em combate ao tráfico de drogas na fronteira.

O Delegado Geral de Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, destacou as intenções da visita em mostrar ao secretário nacional de Segurança Pública a carência de investimentos do governo federal na região e sensibilizar o mesmo a investir no combate as mazelas do crime na fronteira.

Durante a reunião, o Secretário de Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira , disse que conhece a região e que ela precisa de investimentos do governo federal no combate aos crimes na fronteira, como o tráfico.

Ele reforçou a intenção de construir no município um Centro de Inteligência Integrada, baseado no modelo americano do Fusion Center, um centro de coleta, análise e disseminação de informações ligado ao Departamento de Segurança Interna (DHS), que atuariam no combate à criminalidade unificando os trabalhos de inteligência.

“O primeiro deste modelo será construído em Foz do Iguaçu ainda este ano, sendo que neste próximo semestre já começaremos o planejamentos deste de Cáceres”, destacou.

Participaram da reunião além do Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Teófilo e Delegado Geral de Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, o Delegado Regional de Polícia Judiciária Civil, Alex Cuiabano, o Comandante Geral – PM - CEL PM Jonildo José de Assis, o comandante do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) - tenente-coronel PM José Nildo Silva de Oliveira, o comandante do 6º Comando Regional da Policia Militar (6º CR) - tenente-coronel PM Antônio Nivaldo de Lara Filho, O Comandante do 2º Batalhão de Fronteira "Batalhão General José Miguel Lanza" 2º BFRON, O Tenente Coronel Antônio Hervé Braga Júnior, o Deputado Estadual, Dr. Gimenez (PV) e  o Promotor de Justiça Augusto Lopes Santos.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet