Notícias / Cidade

17/05/2019 - 09:38

2º BFRON suspende tiros de canhão

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A repercursão negativa do uso de canhões para marcar a largada de uma corrida em comemoração aos 80 anos do 2º BFRON, marcada para este domingo,19, em Cáceres, fez o comando do Batalhão desistir da iniciativa.

Em nota, a instituição explicou a decisão. leia abaixo:
 
O 2 Batalhão de Fronteira não fará mais o tiro de obuseiro para marcar a largada da corrida do dia 19 maio, próximo domingo. Todas as ações executadas, em nossos quartéis, são criteriosamente planejadas e a segurança de todos os envolvidos está e estará sempre em primeiro lugar. Esse fato pode ser constatado, nos baixíssimos índices de acidentes, não obstante o risco da atividade militar.

Talvez por um excessivo cuidado e respeito (que nunca é excessivo) aos irmãos Cacerences e nossos vizinhos, alertamos a todos sobre o disparo do obus e isso pode ter gerado uma preocupação desmedida naqueles que receberam a mensagem. O disparo que seria realizado, obviamente é com uma munição de festim, não há lançamento de nenhum projétil. O tiro de salva de obuseiro rotineiramente é realizado nas visitas de altas autoridades nacionais estrangeiras (como Presidentes da República, Ministros de Estados, etc.). Esse tiro é aquele que vimos pela televisão, realizado em plena Esplanada dos Ministérios, na posse do último Presidente da República, empossado no início desse ano.

O Grupo de Artilharia, que está localizado em Rondonópolis, rotineiramente realiza esse tipo de tiro nos eventos da cidade. Pelo que consta, o tiro de obuseiro nunca havia sido realizado na cidade de Cáceres e a intenção foi trazer algo novo e inédito para a população da nossa amada Princesinha do Paraguai, mas não estamos aqui para gerar polêmica de maneira nenhuma.

Caso haja o interesse, das Senhoras e Senhores, podemos solicitar novamente o apoio do quartel de Rondonópolis e realizarmos esse disparo em alguma atividade de relevo aqui em Cáceres.

Em nenhuma hipótese, o Exército colocaria em risco os cidadãos de Cáceres, a sua fauna ou flora. Na realidade somos verdadeiros guardiões da natureza, isso é fácil de ser observado em muitas cidades, onde as únicas áreas preservadas são os campos de Instrução dos quartéis. Como soldados, que somos, estaremos sempre à disposição e atentos ao impacto de nossas ações no município.

O 2° Batalhão de Fronteira permanece de portas abertas. Muito obrigado!

 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Caio, em 18.05.2019 às 04:14

    Já houve sim tiros de obuseiro em Cáceres, infelizmente hoje o Exercito não é mais como antigamente na minha época, pois além de ser inerte ainda desconhece as Histórias.

  • por Marcilene Fontes, em 17.05.2019 às 18:33

    Blablablablablablablabla trabalhar e estudar que é bom e, aposentar-se como qualquer outro civil, aí vocês não querem. Blablablablabla nem economizar, pois deve estar sobrando dinheiro pra trazer artilharia e pagar diárias de militares para vir de um município com distância de 500km daqui.

 
Sitevip Internet