Notícias / Cultura

16/05/2019 - 13:45

Museu da Unemat promove exposição de Saberes Indígenas, espeleologia e artes

Por Hemilia Maia

Moisés Bandeira

 (Crédito: Moisés Bandeira)
O Museu de Humanidades Alaíde Montecchi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) receberá visitas agendadas das escolas de Cáceres e região a partir do dia 16 de maio. O Centro de Pesquisa e Museu de Humanidades Alaíde Montecchi, o Núcleo de Assuntos Indígenas (NAI), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o curso de História do Câmpus Universitário Jane Vanini promovem exposição e oficina durante a décima sétima edição da Semana Nacional do Museu e a primeira Semana de História sob a temática “A transdisciplinaridade na construção do saber histórico: Educação, Arte, Cultura e Cidadania”.
 
A abertura da exposição e oficina “Saberes Indígenas em Mato Grosso: história indígena, espeleologia e arte” aconteceu nesta quinta-feira, às 8 horas, no Centro de Pesquisa e Museu localizado na Cidade Universitária do câmpus de Cáceres. Estão a mostra objetos etnográficos dos grupos indígenas Irantxe, Rikbaktsa, Xavante e Bororo e de estudos espeleológicos referentes aos municípios de Cáceres e Curvelândia em conexão com oficinas pedagógicas.

A montagem da exposição foi realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História do Câmpus Universitário Jane Vanini.

“O objetivo das atividades é promover o conhecimento de saberes e artes de grupos indígenas e de Patrimônio Natural, visando à formação de estudantes, professores da educação básica, acadêmicos e comunidade externa sobre a História Indígena, Arte/Cultura e sua influência histórico/cultural para a sociedade mato-grossense e brasileira, além de disponibilizar também, conhecimentos referentes ao Patrimônio Natural com imagens de cavernas da região”, explicou a curadora da exposição Indígena, professora Marli Auxiliadora de Almeida.

As escolas devem agendar visitas à Exposição e Oficina pelo telefone 3224-1438 ou e-mail museu@unemat.br
Horário de visitação: das 7h às 11h e das 14h às 17h .

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet