Notícias / Cidade

14/05/2019 - 14:25

Mauro não descarta ‘contingenciamento’ na Unemat semelhante ao anunciado por Bolsonaro

Por Olhar Direto

O governador Mauro Mendes (DEM) não descartou realizar um contingenciamento no orçamento da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), assim como o Governo Federal está fazendo com as universidades e institutos federais, caso a economia do país e a arrecadação do Estado não melhorem nos próximos meses.

De acordo com o chefe do Executivo, a economia nacional passa por um momento preocupante, fato que pode trazer problemas graves para todos os Estados. De acordo com Mendes, não adianta a população e parte do Congresso protestarem, pois reformas como a da previdência precisam ser aprovadas para o país não "quebrar".

“O Governo Federal e a economia nacional em geral passam por um momento instável, então isso preocupa todos nós. O Brasil já vive há alguns meses, alguns anos aliás, de baixo crescimento econômico. Não adianta espernear, não adianta fazer protesto, o que nós temos que fazer é trabalhar com seriedade e aprovar as reformas”, disse o governador durante inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, nesta terça-feira (14).

Questionado sobre um possível contingenciamento no orçamento da Unemat, assim como foi determinado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o governador explicou que já vem realizando cortes em diversas áreas e não descartou a medida, caso a situação financeira do país e a arrecadação do Estado não melhore.

“Estamos tomando varias medidas de maneira silenciosa. Eu não sou uma pessoa que gosta de ficar tomando medidas espetaculosas, faço no dia-a-dia medidas importantes de cortes de gastos, de redução de despesas tanto que já é perceptível para muitos setores que o governo já melhora o seu desempenho mesmo no momento de crise, mesmo pegando três bilhões e 575 milhões de restos a pagar. Agora nós temos que acompanhar a evolução da economia brasileira. Já existe um sinal claro de que o PIB está em franco declínio esse ano e se isso realmente se confirmar como vem se confirmando os primeiros meses, isso vai afetar profundamente a arrecadação. Se entrar menos dinheiro nós teremos que cortar mais despesas”, afirmou.

A Unemat tem um orçamento anual de aproximadamente R$ 300 milhões, no entanto, nos últimos anos, cerca de 80% deste recurso foi utilizado somente para o pagamento da folha salarial de seus servidores.

Nas últimas semanas, o Ministério da Educação anunciou um contingenciamento de 30% no orçamento das universidades e institutos federais de todo o Brasil. A medida causou revolta em alunos, professores e reitores, além de parte do Congresso Nacional.

Em Mato Grosso, o percentual do corte momentâneo corresponde cerca de R$ 65 milhões no orçamento da UFMT e do IFMT.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zé da onça, em 16.05.2019 às 08:15

    Se ter corte, vai ter luta e greve geral...

  • por Emily, em 15.05.2019 às 12:52

    Empresas investem na qualificação de seus funcionários, porque é errado o estado investir na qualificação de seus servidores? Ainda mais na educação. Ninguém faz mestrado e doutorado para se afastar do ensino e sim, para trazer mais pesquisa e extensão para universidade, que tbm é melhor avaliada com isso, oq traz investimento.

  • por José Marcio, em 15.05.2019 às 11:17

    Vale lembrar que o orçamento da UNEMAT já é um percentual definido da arrecadação estadual. Se a arrecadação diminui, automaticamente o orçamento também diminui. Então, contingenciar seria uma dupla redução no orçamento.

  • por Gh, em 14.05.2019 às 17:15

    Podem preparar,UNEMAT, vem corte no orçamento.

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 14.05.2019 às 15:30

    Então prepara governador que vai ter luta...

  • por SILVA, em 14.05.2019 às 14:53

    ...ESQUECI DE DIZER QUE DOUTORADO E MESTRADO TUDO POR CONTA DA UNEMAT (ESTADO)...ISTO É CERTO...

  • por SILVA, em 14.05.2019 às 14:48

    ENTÃO, TEM PROFESSOR QUE FAZ "DOUTORADO" "MESTRADO" PARA AFASTAR DO ENSINO DA UNEMAT, E A EDUCAÇÃO FICA PREJUDICADA COM ESTAS PROGRESSÕES BANAIS, COM A PALAVRA QUEM DIGA QUE ESTOU ERRADO...

 
Sitevip Internet