Notícias / Educação

13/05/2019 - 16:33

Professores da Unemat reagem ao anúncio do governo de corte de verbas e aderem à Greve Nacional da educação

Por Assessoria

Os professores de Universidade do Estado de Mato Grosso reagiram ao anúncio do governo de bloquear 30% dos orçamentos para educação neste ano e vão paralisar suas atividades na próxima quarta-feira (15) junto a outras universidade do Brasil. A paralisação foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na tarde de terça-feira (07) pelos professores da universidade. A paralisação tem como pauta a adesão de duas agendas nacionais, a Greve Nacional da Educação e a luta Contra a Reforma da Previdência, ambas no dia 15.


Os professores de todos os Campus irão paralisar as atividades durante os três turnos, retomando às atividades apenas na quinta-feira (16). A paralisação dos professores da Unemat soma a uma agenda do campo educacional, definida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), integrando a data ao calendário de lutas aprovado no III Encontro Nacional de Educação (ENE). 

A Greve Nacional da Educação é uma resposta a todos esses ataques que a educação pública, professores e professoras, estudantes, técnicos administrativos vêm sofrendo, com toda essa perseguição ideológica e política. Será um dia em defesa da educação pública, da liberdade de ensinar e aprender.


Para o Sindicato dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), a paralisação é uma tentativa de impedir que o desmonte do Estado promovido pelo capitão reformado avance definitivamente sobre o ensino público brasileiro. Além da agenda da educação, o dia 15 é parte de uma agenda nacional contra a Reforma da Previdência, na qual as centrais sindicais almejam a construção de uma Greve Geral.


Além da paralisação das atividades, as subseções da Adunemat, por meio de seus sindicalizados, promoverão atos em várias cidades no interior do Estado onde há Campus da Unemat. Muitas cidades já apresentam programação construída, como é o caso de Cáceres e Sinop. Em Cáceres uma passeata com panfletagem está programada para ter início às 8h da manhã do dia 15, encerrando a programação na Unemat com debates e programação cultural. Em Sinop, a programação tem inicia às 9h com palestras, seguida de feira de ciências e passeata, encerrando-se com uma extensa programação cultural na Praça Plínio Gallegaro.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zé da onça, em 14.05.2019 às 11:43

    O Bozonaro vai acabar com o Brasil em 6 meses de mandato com Presidente, a infração está subindo e o desemprego está aumentando muito rápido, tragédia... Cadê agora os bolsominios para bater panelas e pedir que ele deixe o Brasil. Estamos ferrados....

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 14.05.2019 às 11:29

    Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica. Paulo Freire O "Bozonaro"quer calar a educação para dominar os bolsoburros dominados por ele.

  • por Vivi, em 14.05.2019 às 10:20

    Muita gente que passou anos estudando por isso está nessa universidade, e ainda tem muita gente que sonha em entrar para UNEMAT. Se vocês acham que a "mamata" deve acabar, por que então não começar pelo legislativo?

  • por MOSSUETO, em 14.05.2019 às 09:10

    A educação é a base de qualquer sociedade e não podemos calar diante da proposta do governo de suprimir recursos, mas esse é o preço que vamos ter que pagar pelo oba oba de campanha, o cidadão apareceu com promessa de salvador da pátria, vinte e cinco anos na câmara sem praticamente nada para apresentar ao eleitor e grande parte dos desinformados seguiram seu discurso chula, e o resultado está ai, vamos ter que ir a luta para barra-lo.

  • por Marionely Viegas, em 14.05.2019 às 05:17

    Concordo João. Muitas tetas e mamadores Chega!!!!! Vamos fazer um pente como na UNEMAT

  • por Bn, em 13.05.2019 às 22:48

    Ninguém quer desmamar...

  • por joao, em 13.05.2019 às 17:17

    Muita gente ganhando muito na Unemat e trabalhando pouco. Essa é a realidade. Verdadeira Teta do Governo. Precisa é ter uma fiscalização e passar um pente fino.

 
Sitevip Internet