Notícias / Educação

10/05/2019 - 13:11

Atividades no IFMT Cáceres destacam presença da matemática no cotidiano

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na semana em que é comemorado, oficialmente no Brasil, o Dia Nacional da Matemática, estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo desenvolveram e socializaram atividades de reflexão sobre o papel fundamental da matemática na vida das pessoas. A agenda, coordenada pela professora Liliana Karla Jorge de Moura, doutora em Educação, Ciências e Matemática do IFMT,  com o envolvimento dos estudantes do 1º Ano I, do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária,  surgiu no diálogo em sala de aula sobre os tabus em torno do aprendizado da matemática e a necessidade de desmistificá-los.

Entre os objetivos, a agenda buscou possibilitar novos olhares sobre a matemática a partir da identificação de sua presença no cotidiano das pessoas e das necessidades dos saberes matemáticos nas mais diferentes profissões. 

"Ouvi de meus alunos afirmações como: a senhora é muito legal, mas a disciplina é chata. Ainda bem que a senhora têm paciência com a gente porque o estudo da matemática é chato. Isso me levou a pensar que é meu dever mostrar que a matemática não é chata, ela é complexa, por isso precisa de uma dedicação contínua e aí foi surgindo a ideia  de atividades para mostrar o papel fundamental da matemática", afirma a docente. 

Como proposta de intervenções, foram realizados trabalhos em grupos tendo entre as temáticas a presença da matemática no dia-a-dia das pessoas, os principais pensadores da área e a matemática nas profissões.  No painel sobre a aplicação dos estudos matemáticos nas diversas profissões, além da identificação em áreas como engenharias, computação  e  medicina,  as alunas e alunos participantes manifestaram entusiasmo na descoberta da presença da matemática na psicologia, no direito, na música, no jornalismo, entre outras áreas.

"Vimos situações em que não imaginávamos que pudesse usar a matemática, exemplo do jornalismo, eu não sabia que usava tanto. Na verdade, matemática está em tudo que a gente faz e na maioria das vezes a gente nem percebe isso", afirma a estudante Luciany Almeida da Costa, 14 anos.

A partir das atividades de ensino aprendizagem em sala de aula, experimentadas nos processos de reflexão e compreensão da importância da matemática, os grupos realizaram agenda de mobilização da comunidade interna com exposição em murais no saguão do campus de cartazes confeccionados sobre os conteúdos estudados. Além da exposição, os estudantes entregaram a servidores e discentes cartão de marcador de página com uma reflexão do matemático brasileiro Manuel Amoroso Costa sobre o papel da matemática para ciência e para o desenvolvimento das civilizações.

"O trabalho foi excelente, pois atingiu seu objetivo que era mobilizar os alunos para refletirem e sensibilizarem sobre a importância da dedicação  dessa disciplina na vida acadêmica, uma vez que contribuirá com a formação profissional e as atividades do dia-a-dia", avalia a professora Liliana.
 
Dia Nacional da Matemática
 
Com base em agenda desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, o dia 06 de maio foi oficializado como Dia Nacional da Matemática pela Lei 12.835, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 26 de junho de 2013. A data, comemorada em todo o país, faz referência ao dia do nascimento do matemático, escritor e educador brasileiro Júlio Cesar de Mello e Souza. Conhecido pelo seu pseudônimo Malba Tahan, o escritor do movimento cultural modernista brasileiro foi um dos principais divulgadores da matemática do Brasil por meio de sua obra de romances infanto-juvenis.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet