Notícias / Polícia

10/05/2019 - 10:45

Gaeco combaterá quadrilhas na fronteira de Cáceres

Por Folha Max

A regionalização do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) em Mato Grosso, com foco na região de Cáceres (a 225km de Cuiabá), foi apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso durante a II Conferência Regional de Segurança e Defesa na Fronteira Oeste, nesta quinta-feira (9 de maio). Os promotores de Justiça Mauro Zaque de Jesus, coordenador dos Gaecos Regionais, e Augusto Lopes dos Santos, coordenador regional do Gaeco em Cáceres, abordaram a descentralização e a metodologia de trabalho do grupo especial, analisaram vulnerabilidades e expuseram oportunidades de atuação.

O evento foi promovido pela 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, com objetivo de estimular a integração entre as forças armadas, sistema de justiça e órgãos de segurança pública e de fiscalização em operações contra os ilícitos na área transfronteiriça, bem como compartilhar informações que servirão para o planejamento e a execução de atividades no combate a esses crimes.

“Nós, que atuamos contra o crime organizado, corrupção e organizações criminosas, sabemos que a fronteira é área de interesse estratégico de Estado. E quando falamos em interesse de Estado, falamos em atuação conjunta. Temos que trabalhar de forma integrada e regionalizada com foco preciso na região de fronteira, pois ninguém faz nada sozinho. Essa aproximação das instituições é importantíssima”, avaliou Mauro Zaque. Segundo o promotor, o grande desafio é manter uma fiscalização efetiva da entrada de entorpecentes e armas por uma fronteira seca de 750km entre Mato Grosso e a Bolívia.

Para o promotor Augusto dos Santos, é necessário um trabalho extremamente profissional tendo em vista a crescente proliferação das organizações criminosas na região e dos ilícitos próprios de fronteira. “A fronteira não é para amadores. Precisamos ter consciência disso para que possamos dar o verdadeiro enfrentamento profissional dentro da atribuição de cada um que aqui se encontra”, afirmou. O promotor acrescentou  que o foco do Gaeco é estrangular os ilícitos por meio da persecução dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, para que se possa de fato ir no cerne do que sustenta essas organizações.        

Além da participação do MPMT, a conferência contou com palestras da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, do 2º Batalhão de Fronteira e do Poder Judiciário nos dias 8 e 9 de maio.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 10.05.2019 às 14:46

    Mais para combater a criminalidade e essas facções precisa de Veículos , Pessoas com treinamentos , Infra estrutura , Armamento de ponta, Helicóptero. Como foi dito "A fronteira não é para amadores" Na fronteira só tem peixe grande. Que deus ilumine esse Guerreiros!

 
Sitevip Internet