Notícias / Cidade

09/05/2019 - 07:00

Homem avista onça no centro de Cáceres

Por Jornal Oeste

Uma fonte da PM de Cáceres relatou ontem(08) ao Jornal Oeste que uma pessoa que passava em frente a sede da Marinha na noite da última terça-feira(7) revelou ter visto uma onça abatendo uma capivara em local usado para embarque e desembarque de barcos no centro de Cáceres.

No começo de março deste ano uma onça pintada foi filmada por populares na região do Cáceres Iate Clube pela manhã na ilha que fica na Baía em frente ao Cais.

Na época das diversas aparições o Professor Manoel dos Santos filho, doutor em Ecologia, e que estuda as onças pintadas a mais de 20 anos, reforçou a preocupação com o aparecimento do animal nas áreas próximas da cidade.
 
“Há duas possibilidades, uma pode ser que está onça seja um animal jovem, pois quando elas se encontram nesta idade elas são expulsas pelos pais para evitar endogamia elas acabam indo para novos territórios, fato que existem poucos locais para esses novos animais. A segunda alternativa e que pode ser a mais plausível é que parece ser um animal velho, e bem magro, nesse caso o animal se torna perigoso, pois onças nessa idade acabam perdendo os dentes e por isso não conseguem mais caçar torna-se perigosos, pois podem atacam qualquer coisa”, alertou o pesquisador.
 
Ainda de acordo com o Professor Manoel, a poucos dias um bando de queixada atravessou o rio Paraguai e invadiu a área urbana de Cáceres, isso poder relação com o aparecimento deste animal no local e com a busca de alimentos afugentou os queixadas.
 
“Esses animais vão perdendo o habitat naturais, pois os seres humanos vão desmatando e invadindo áreas que seria das onças pintadas, orientamos a todos para que tenha muito cuidado e não permanecer sozinhos nestes locais”, finalizou.
 
O caso de terça-feira repercutiu nos grupos de Whatsapp e segundo o relato a onça está perto da entrada da três boca, para frente da Sematur.
 

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pantaneiro Raíz, em 11.05.2019 às 00:46

    Roberto... vc não entende nem de pinga... volta pra Fapan que só lá é que vc tem vez...

  • por Pantaneiro Raíz, em 11.05.2019 às 00:43

    Mete bala nessa p... antes que coma uma criança...

  • por Marionely Viegas, em 09.05.2019 às 18:44

    A meu ver o que esta acontecendo é culpa única e exclusiva dos homens Destruímos o habit natural dos animais silvestres, é , por consequência, foram expulsos de seu habit Agora aquenta infelizes seres humanos, a Lei do Retorno esta apenas no início, mais coisas estão por vir!!!!!!!!

  • por Roberto, em 09.05.2019 às 16:23

    mas é cada comentário imbecil e ignorante que eu tenho que ler!!! o único ser perigoso nessa terra é o ser chamado Humano! Juca e José? vocês são burros ou querem que eu desenhe!?

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 09.05.2019 às 14:31

    Vai aumentar os buracos nas ruas...

  • por Daniela, em 09.05.2019 às 13:02

    O que cresceu também foi a quantidade de idiotas que acreditam que a caça de animais silvestres deva ser liberada.

  • por Alberto, em 09.05.2019 às 12:39

    Gente! façam uma reflexão. Nós moramos no Pantanal, e a onça, bem como outros animais, são atração turística. Fica uma pergunta no ar quem mais causa morte em Mato Grosso, as onças ou os bandidos? as onças ou o tráfico?.

  • por Pedro Vitório, em 09.05.2019 às 12:09

    Ñ é a primeira vez que se vê onça rondando a beira do ancoradouro, tem gente que viu, porém ñ denunciou, só falou entre amigos...temos que prestar bem atenção ao passarmos perto dali...se verem de novo, vão ter q tomar atitude...

  • por Math, em 09.05.2019 às 12:03

    Sério isso gente? A pessoa diz "ser humano não desmata nos municípios da região do pantanal ha dezenas de anos." Que mundo ela vive? Ou ela não deve sair do casulo faz tempo. É só olhar o impacto do ser humano nas áreas até então preservadas. Tá de brincadeira, só pode.

  • por Glaucio, em 09.05.2019 às 11:46

    Eu acho....mas eu acho...que tem gente errada nesses comentários acima... " O ser humano não desmata a região do Pantanal a dezenas de anos " é piada isso né ? E o outro diz que " os pretensos entendidos do assunto não vêm ou não querem ver que a população de onças cresceu demasiadamente, por conta da proibição de abate, o que ocasiona a saída dos animais do seu território anterior. " . Galera vamos dar uma estudada, ver o que está acontecendo e o real motivo delas estarem chegando mais próximo ao ser humano... Do que ficar falando asneiras na internet.

Mais comentários
 
Sitevip Internet