Notícias / Cidade

07/05/2019 - 11:35

Francis é investigado em contrato de compra e manutenção de carros da Prefeitura

Por Agora MT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Ministério Público do Estado (MPE) abriu um processo preparatório para colher informações sobre a conduta do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB). A suspeita da 4ª Promotoria de Justiça Cível de Cível da cidade, capitaneada pelo promotor de Justiça Anderson Yoshinsari Ferreira da Cruz, é de que o gestor, que também é dono de concessionárias das marcas Volksvagem, Hyundai e Honda na cidade, tenha feito confusão entre os interesses da vida privada com os da vida pública.

De acordo com o promotor de Justiça, a abertura do procedimento preparatório sobre a suposta irregularidade na aquisição de veículos também trata, por consequência, dos demais atos. “Só lembrando que hoje é procedimento preparatório que será convertido na instauração de inquérito civil”, observou Anderson.
 
Ao saber da notícia de que é alvo de investigação pelo MPE, Francis disse estar tranquilo. “Não é a primeira ação que recebo como essa. Temos feito a defesa e estou tranquilo. Sigo rigorosamente a Lei e acho que essa investigação vai ajudar a esclarecer os fatos. Não existe nenhum ilícito. Prezo pela honestidade e transparência. Tanto é que todas as minhas contas de Governo foram aprovadas [pelo TCE]”, disse.

E por falar em TCE, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso negou categoricamente as afirmações de Francis, que diz estar respaldado por um documento do órgão para que as revisões dos veículos fossem feitas em sua concessionária. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal, o conselheiro substituto João Batista fez recomendações a nove municípios mato-grossenses – Cáceres não estava inclusa – para que a manutenção da frota das Prefeituras fosse feita nas empresas mais próximas das cidades.
 
Sobretudo, o que ocorre, neste caso, é que as empresas são do próprio prefeito, que garante ter feito rigorosamente todas as revisões em sua concessionária, desde o ano de 2015, em Cáceres. Até então, os serviços eram feitos na Ariel Veículos, concessionária Volksvagem, localizada em Várzea Grande. “Eu recomendei pra fazer na Ariel, pra não ter problema. E o TCE veio e recomendou, pela economia de recursos, fazer aqui”, assegurou.
 
De acordo com Francis, se o contrato estivesse regular, a Prefeitura já teria sido multada. “Essa é prova de que não tem nada de errado. Se o prefeito é dono do único posto de combustível na cidade, ele pode abastecer lá. Isso é o que diz a Lei. Além disso, os carros foram comprados diretamente da fábrica, com preço abaixo do de mercado. Para se ter uma ideia, economizamos em cada veículo Gol, R$ 9 mil. Foram 15 Gols adquiridos. Todos atendidos por esse contrato de revisão. Os carros com mais de cinco anos de uso, fora da garantia, temos um outro contrato, celebrado por meio de licitação, de uma empresa que presta assistência técnica”, esclareceu.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pantaneiro, em 09.05.2019 às 09:09

    Engraçado é que: As contas do sr. Silval Barbosa vinham sendo aprovadas sempre também e deu no que deu. Se tem fumaça,pode ter fogo,é certo investigar mesmo.

  • por Marionely Viegas, em 08.05.2019 às 03:23

    Admitindo por hipótese que o certame licitatório foi de acordo com a lei, o que nossa população não está enxergando que o maquiavélico do prefeitozinho ditador, vai faturar mesmo quando a frota adquirida, que não é pouco, iniciar a necessidade de manutenção, o município vai ficar refém da empresa dela que é a única autorizada na região O Ministério Público tem que ver isso!!!! Eita prefeitozinho.maquiavélico, ficou bilionário não foi SÓ com trabalho e sim com tramoia e outras visitas mas!!!!!

  • por Bn, em 07.05.2019 às 22:03

    Cadê os vereadores que se dizem representar a população? Ano que vem sai batendo nas portas pedindo votos. Infelizmente se passará mais um prefeito e Cáceres continuará a mesma coisa.

  • por Rosy, em 07.05.2019 às 22:03

    Esse senhor ñ gosta de pobre, tanto é que ele ñ conhece nem a cor do chão das escolas municipais, mas comprar frota ele conhece tdo os trâmite

  • por Miltinho, em 07.05.2019 às 18:58

    Parabéns ao Ministério Público por ver a necessidade de esclarecer essas inúmeras aquisições de veículos de passeio, utilitários, caminhões e ônibus da Volkswagen.Bom investigar, foram desembolsados valores muito altos tanto para aquisição como para revisões e aquisições de peças e serviços. Vamos ver.

  • por Servidora indignada, em 07.05.2019 às 14:30

    Para doou nada os valores já está incluído em outras compras super saturadas, aí vem falar que doou medicamentos do seu próprio bolso.

  • por Estáquio, em 07.05.2019 às 13:28

    Até que enfim meu Deus! A uma esperança no fim do tunel..quero que o passado sombrio desse prefeito vem a tona pra população saber quem é realmente Francis e com ele conseguiu acumular patrimônio. Cadeia nele! Esse a Globo tem que mostrar "cadê o dinheiro que estava ali" Francis ratão..kkkkk

  • por Manoel Ferreira da Silva, em 07.05.2019 às 12:30

    Esse prefeitozinho que sempre acusa o PT de cobrar propina. Pelo menos nesse erro ele não incorrerá, já que é ele mesmo dono da empresa e o principal beneficiado. É difícil mas esse cidadão não pode fazer na vida pública o que ele faz na privada. Quanto mais rico ele fica, mais pobre está a população. Seria mesmo esse o melhor representante dessa pobre população? Uma pessoa que está se lixando para os princípios constitucionais da administração. L.I.M.P.E. (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), quando se trata desse pseudo prefeito muda para: LOUCURA, IMORALIDADE, MOROSIDADE, PERSEGUIÇÃO E ESTAGNAÇÃO. A única revolução que esse "prefeito" fez foi na frota de veículos...por que será?

  • por Cacerense indignado, em 07.05.2019 às 12:08

    Muito mais chocante e imoral é uma Prefeitura de uma cidade em péssimas condições e miserável como Cáceres (prefeito não gosta de chorar toda hora que Caceres é a mais pobre das pobres?) gastar 500 mil reais para constuir uma fonte. Em diversas cidades, o MP já não conseguiu impedir gastos absurdos, como shows. Deveria abrir um inquérito civil pra investigar como uma Prefeitura obriga escolas a saírem vendendo rifa pra comprar ar condicionado e depois gasta 500 mil em fonte. Que prioridades são essas? Terra do pão e circo mesmo.

  • por Marcelo, em 07.05.2019 às 12:00

    Pra quem já responde a três, quatro ou cinco ações de improbidade, um inquérito civil é refresco. Inclusive porque estaria amparo pelo TCE. Poderia ter doado os veículos, como fez com os remédios, já que gosta tanto de falar em doação do próprio dinheiro pra ajudar Cáceres.

Mais comentários
 
Sitevip Internet