Notícias / Cidade

06/05/2019 - 10:52 | Atualizado em 06/05/2019 - 12:04

Bombeiros realizam cursos de incêndio e primeiros socorros para servidores públicos da Câmara Municipal

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Câmara Municipal de Cáceres recebeu, ao longo da última quinta-feira (02) e sexta-feira (03), um curso de palestras e treinamentos do Corpo de Bombeiros. O primeiro dia foi reservado para a prevenção e administração de casos de incêndio, e o segundo para a prestação de primeiros socorros. Ambos os dias contaram com palestras pela manhã e treinamentos práticos à tarde.

De acordo com o sargento Hélio Bueno da Conceição Jr., a capacitação contra incêndios visa instruir os servidores a atuarem nos casos de princípios de incêndio, conhecendo os tipos de agentes extintores, os tipos de materiais combustíveis e qual agente extintor deve-se utilizar no início de um sinistro, além de quais ações tomar para evacuação de pessoas do local.

"Também repassamos algumas medidas de segurança, como tirar os equipamentos elétricos da tomada antes de deixar o local de trabalho, não acumular papéis em locais inadequados, não sobrecarregar instalações elétricas com plugues 'T' e desligar o registro do botijão de gás", explica o Sgt. Bueno. 

O servidor Jefferson Blun, da Câmara Municipal, que participou do curso, comenta as atividades realizadas no primeiro dia: "Tivemos uma palestra na manhã e um treinamento prático à tarde. Ontem aprendemos a utilizar a mangueira para extinguir o incêndio e a trabalhar em grupos, visando resolver a situação com a maior agilidade possível." Para Jefferson, a relevância das palestras e treinamentos se dá pela resposta rápida que o cidadão saberá dar em uma situação crítica.

Já referente ao segundo dia, a servidora Leticia de Oliveira relatou o treinamento de primeiros socorros: "Aprendemos a imobilizar o acidentado, a identificar o foco do problema e a prestar o socorro inicial até a ambulância chegar. Fizemos isso com crianças também". Ela também ressaltou que é importante ter consciência da necessidade de médicos profissionais para socorrer a vítima. "Nós aprendemos a fazer apenas o socorro inicial, até a equipe médica chegar, porque não podemos tentar remediar tudo sozinhos", explica.

De acordo com o Sgt, Bueno, as palestras são feitas a partir de solicitação dos órgãos. Os interessados podem pedir a realização do curso em suas dependências através de ofício enviado à 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, localizada na Via dos Bandeirantes, nº 800, Bairro DNER, ou pelo telefone (65) 3223-4391.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Nelson, em 06.05.2019 às 11:29

    Que bom que já fizeram esse curso, porque essa briga Francis x Pastorello está pegando fogo.

 
Sitevip Internet