Notícias / Cidade

02/05/2019 - 08:32 | Atualizado em 02/05/2019 - 08:34

Bichos do Pantanal promove atividades com 800 alunos para celebrar a Terra

Por Assessoria de Imprensa do Projeto Bichos do Pantanal

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Cerca de 800 estudantes da rede pública de Cáceres participaram das atividades de educação ambiental promovidas pelo Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras, apenas no final de abril.

No decorrer de uma semana, a equipe de pesquisadores esteve em três escolas, duas estaduais e uma municipal, para falar sobre a importância da conservação ambiental. Para isso, uma programação com palestras e jogos interativos foi desenvolvida levando-se em consideração o Dia da Terra, comemorado em 22 de abril. 

O coordenador do programa de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal, professor Mahal Massavi, explica que as ações foram pensadas para provocar uma reflexão em toda a comunidade escolar sobre os cuidados com o planeta. “Os alunos participaram das palestras tirando dúvidas sobre a estrutura da Terra, os ecossistemas e os desafios para proteger áreas ricas em biodiversidade, como o Pantanal, mas, além de despertar a curiosidade deles, também envolvemos professores e funcionários das escolas e o resultado disso foi incrível”. 

A Escola Municipal Santos Dumont atende 387 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e foi uma das que receberam as atividades do Projeto Bichos do Pantanal. A diretora Adriana Novaes Zuchini elogiou a iniciativa e ressaltou que as palestras foram ao encontro de um tema que a escola já vem trabalhando, que é o desperdício de água e a importância desse elemento para a sobrevivência humana. 

“A equipe do projeto elogiou os alunos sobre a importância do consumo racional da água e isso foi muito válido para que eles atuem como multiplicadores desse conhecimento junto aos seus familiares, o que pode provocar um impacto positivo na vida da comunidade”, afirma a educadora. 

A coordenadora da Escola Estadual Doutor José Rodrigues Fontes, Rosemeyre Pinheiro de Oliveira, conta que foi gratificante ver os cerca de 500 alunos e professores envolvidos com o meio ambiente. “A palestra foi leve, divertida e excelente. E o mais bacana é que os alunos não estavam ali por obrigação, mas sim pelo interesse em ouvir e aprender”, observa. A professora afirma que a fala foi tão inspiradora que a direção já estuda desenvolver atividades para sensibilizar os estudantes para os cuidados com a comunidade.
  
O projeto
 
Bichos do Pantanal está em sua segunda edição e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Gerido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, o projeto conquistou um prêmio e diversos resultados positivos entre 2013 e 2015, especialmente com as ações de educação ambiental, que envolveram 44 mil crianças e jovens do Pantanal. Ao todo, 350 mil pessoas foram mobilizadas com as atividades. 

A área de atuação do Bichos do Pantanal abrange o município de Cáceres, o rio Paraguai, a Estação Ecológica Taiamã até Pacu Gordo, e também o município de Porto Estrela, região do entorno da Estação Ecológica da Serra das Araras.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org .

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet