Notícias / Cidade

01/05/2019 - 10:21

OAB divulga nota contra o Observatório Social de Cáceres

Por Assessoria Câmara de Vereadores

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Na sessão ordinária da última segunda-feira (29), realizada na Câmara Municipal de Cáceres, os vereadores do município lamentaram e condenaram reportagem do Observatório Social de Cáceres referente a um Processo Licitatório ocorrido no Poder Legislativo no ano de 2018.

No ato, foi lida a nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Cáceres, em defesa e solidariedade ao Dr. Emerson Pinheiro Leite, servidor de longa data desta Casa de Leis.

A Câmara Municipal mais uma vez repudia o jornalismo tendencioso, reafirma seu apoio ao servidor e replica, na íntegra, a nota da OAB:
 
"NOTA DE REPÚDIO À REDAÇÃO DA REPORTAGEM VEICULADA PELO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE CÁCERES INTITULADA “POSSÍVEIS IRREGULARIDADES EM CONTRATAÇÃO” E SOLIDARIEDADE AO ADVOGADO EMERSON PINHEIRO LEITE

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por intermédio de sua Subseção em Cáceres, devidamente representada pelo seu Presidente, Fábio de Sá Pereira, como declaração de apoio e solidariedade ao advogado Emerson Pinheiro Leite, vem a público expressar seu REPÚDIO à redação da reportagem intitulada “Possíveis Irregularidades em Contratação”, publicada neste mês de abril de 2019 e veiculada pelo Observatório Social de Cáceres como notícia de sua atuação.

A lamentável reportagem, contendo insinuação grosseira a pretexto de trazer informações de interesse público sobre o Processo Licitatório (Tomada de Preços n. 02/2018) ocorrido na Câmara Municipal de Cáceres-MT, dá a entender, em tom sensacionalista e tendencioso, que o Dr. Emerson Pinheiro Leite, deliberadamente, interveio, utilizando-se de suas atribuições como Advogado da Câmara e parecerista do procedimento, para que uma das empresas concorrentes na licitação, à revelia da lei e em prejuízo das demais competidoras, consagrasse-se vencedora.

O Dr. Emerson Pinheiro Leite é Advogado Público há anos. Como pessoa e profissional é íntegro e respeitado, e todos que o conhecem, seja no âmbito forense ou na atuação administrativa e vida pessoal, sabem de seu respeito, correção, prudência e cuidado com a coisa pública. Sua independência e autonomia na atuação como advogado, quanto mais como parecerista, devem ser observadas e respeitadas, de modo que quem o conhece – como nós advogados signatários o conhecemos – sabe de seu caráter, de sua honestidade e probidade, e podem atestar tais adjetivos.

Inconteste que o Observatório Social de Cáceres presta relevantes serviços à população e ao poder público; mas não pode a entidade, na ânsia de mostrar sua atuação e seus serviços, partir para conclusões afoitas, incautas, mal redigidas e que deixem margem de interpretação nociva à reputação, profissionalismo e ao trabalho alheios, principalmente quando implementadas e difundidas em meios de comunicação, causando amplos estragos à credibilidade social e profissional de quem, verdadeiramente, se dedica à “coisa pública”.

É preciso deixar claro que o direito à liberdade de imprensa exige responsabilidade e maturidade democrática de quem se põe a exercê-lo, sempre objetivando a exposição de uma visão ampla, imparcial e aprofundada sobre fatos e coisas divulgadas, sob o risco de tornar-se, a pretexto de uma pretensa transparência ou publicidade, um perigoso mecanismo de inquisição que macula a honra alheia.

Daí é que se diz que a referida reportagem do Observatório Social de Cáceres merece todo o REPÚDIO dos ora signatários, e o Dr. Emerson Pinheiro Leite toda nossa SOLIDARIEDADE.
 
Em Cáceres-MT, dia 25 de abril de 2019.
 
Assinam:
Fábio de Sá Pereira
Presidente da 3ª Subseção da OAB/MT
Rubens Marc Soares da Silva 
Presidente da Comissão de Prerrogativas"

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tomé, em 02.05.2019 às 10:17

    Tato, explica pra gente uma coisa: essa empresa que teria sido beneficiada ia cobrar quanto a mais pelo serviço? Quanto a Câmara perdeu declarando ela vencedora? Se ela não tivesse sido vencedora, a Câmara ia economizar quanto? Queremos números, senhor Tato!

  • por Reginaldo Faria, em 02.05.2019 às 10:14

    Senhores do Observatório Social, sejam mais prudentes e técnicos. O TCE instaurar procedimento não significa nada. OTCE não acatou denúncia, porque sequer analisam os documentos neste momento. E você não citaram (citar se escreve com c) apenas o procurador. Foram além. Queria ver a mesma veemência contra os poderosos da cidade, senhores! Com problemas na saúde e educação, não vi nota nenhuma do Observatório Social cobrando o Senhor Prefeito, os Senhores Secretários. Bater em subalterno é fácil. Agora quero ver bater em poderosos!!! Aguardando o Observatório se pronunciar sobre compra de fonte de 500 mil, falta de médico no PAM, dinheiro do Ministério da Saúde que vereador diz que a Prefeitura perdeu, contratação de empresa de consultoria por 700 mil com dispensa de licitação... assunto para debater é o que não falta. Aprendam a lição e sejam mais técnicos antes de enfiar a reputação das pessoas que agem tecnicamente no ralo. Não copiem a atitute da Administração que saiu atacando secretário e procurador por decisão com amparo jurídico, porque se agirem sem cautela, podem ser acionados judicialmente para pagar indenização por dano moral, se a pessoa se sentir ofendida.

  • por TATO GIRALDELLI, em 01.05.2019 às 18:38

    Pessoal, boa Noite Como já deve ser de conhecimento de todos está um bafafa na Câmara Municipal referente a uma nota de repúdio que publicaram em desfavor do nosso OS. Somente porque sitamos o nome do Advogado deles em nossa Prestação de contas. Estou encaminhando aqui um Relatório emitido pelos auditores do TCE acatando nossa denuncia e instaurando Representação de Natureza Interna contra a Câmara.

  • por Kleber Souza, em 01.05.2019 às 11:05

    Apoiado, Presidente Fábio! A Ânsia de probidadena coisa pública não pode afastar os direitoa fundamentais a ponto de lançar infundada suspeição à pessoa do Gestor Jurídico da Câmara. Que nossa sede de Justiça seja proporcional ao nosso respeito às garantias legais da personalidade humana.

 
Sitevip Internet