Notícias / Educação

30/04/2019 - 08:45

Unemat apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Por Lygia Lima – Assessoria Convênio

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Prefeitura de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso apresentaram nesta segunda-feira (29/4), para os vereadores, os resultados obtidos com o convênio firmado entre as duas instituições e a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) que está em fase de finalização.

O convênio que teve início em maio de 2017 e está em fase final de entrega de relatórios foi firmado no sentido de desenvolver diversas ações para o município integrando desta forma o tripé de ensino, pesquisa e extensão dentro da Unemat. Entre as ações desenvolvidas está o levantamento de diagnóstico e prognóstico, estudos técnicos e científicos que embasaram a realização do Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Cadastro Territorial Multifinalitário, Código Tributário. Dentro do Convênio também foi entregue para a Prefeitura todo o suporte e aparato de tecnologia com o desenvolvimento de sites e aplicativos que vão assegurar ao município manter os dados atualizados e gerenciar as informações relevantes.

O coordenador geral do convênio, professor doutor Weily Toro Machado explica que essa parceria foi bastante significativa tanto para a Universidade que pode aplicar o conhecimento e os investimentos que são feitos na formação de pessoas para o bem estar da sociedade, com o desenvolvimento de pesquisas, estudos e produção acadêmica sem que visasse fins lucrativos e também para o município, que recebeu muito além do que estava contratado inicialmente sem qualquer custo adicional.

“Agora o que esperamos é que todo o conhecimento e pesquisas que foram desenvolvidos sejam amplamente utilizados pelos gestores públicos e também pela sociedade em geral, uma vez que as pesquisas e demais estudos estão disponibilizados para consulta pública”, afirmou o professor Weily aos vereadores.

A secretária de Planejamento Municipal, Nelci Eliete Longhi, destacou o quanto foi vantajoso para o município o convênio com a universidade. “Agora os gestores públicos tem condições de tomar decisões embasadas cientificamente. Agora não é mais preciso arriscar, pois temos todos os estudos e pesquisas. Além disso, o valor que o município pagou a universidade para que ela pudesse conceder bolsas de pesquisa para acadêmicos e professores, adquirir equipamentos e desenvolver as atividades ficou muito abaixo do que empresas vinham cobrando, sem contar que todo o aparato tecnológico ficou em poder do município. A Unemat de fato está devolvendo para a sociedade todo o investimento que vem sendo feito na formação de profissionais. Essa decisão de trabalhar com a Unemat do prefeito Francis foi bastante acertada”, afirmou.

Com a finalização do convênio e atividades, a Prefeitura deverá enviar para a Câmara de vereadores diversos projetos de lei que estão sendo propostos como o novo Plano Diretor, o Plano de Mobilidade, o Código Tributário e demais leis que devem garantir o arcabouço legal.

Para os que quiserem conhecer mais sobre os estudos e projetos de lei que estarão sendo enviados para a apreciação dos vereadores basta acessar:http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Kelly, em 30.04.2019 às 10:20

    Do que adianta ter sólida formação, especializações e não ter humildade? Não saber conversar com os funcionários? Nem o Francis é tão arrogante quanto Nelci. Só vai ter voto dos baba ovo.

  • por Tirésias, em 30.04.2019 às 09:33

    Não tem pra ninguém, Professora Nelci será a próxima Prefeita de Cáceres! Além da sólida formação acadêmica, com três especializações, Professora Nelci trabalha sem parar. É só o prefeito medir o quanto cada secretário fez em cada pasta que vai ver a professora Nelci lá no topo. Professora Nelci, já vá pensando no seu vice.

 
Sitevip Internet