Notícias / Economia

29/04/2019 - 09:16 | Atualizado em 29/04/2019 - 09:18

Economia de MT tem problemas na Baixada Cuiabana e região Oeste diz Mendes

Por Thalyta Amaral/ Gazeta Digital

Com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 441% nos últimos 15 anos, Mato Grosso é conhecido pelo seu potencial econômico, apesar da crise financeira vivida. Mas, na avaliação do governador Mauro Mendes (DEM), a Baixada Cuiabana e a região Oeste são as áreas onde o desenvolvimento econômico mais enfrenta problemas. Mendes também disse que já existe um plano para melhorar essa situação.

“[Regiões] Araguaia, Centro e Norte, já encontraram o seu caminho. O maior desafio são duas regiões: Baixada Cuiabana e região Oeste do estado de Mato Grosso. Temos que trabalhar um desenvolvimento econômico, de alternativa de emprego, para a região Oeste e Baixada Cuiabana. Isso está no meu radar”, explica o governador.

Mendes cita a situação de Cuiabá e Várzea Grande, que perderam investimentos ao longo do tempo. “Lembra que há 20 anos Várzea Grande tinha o título de Cidade Industrial? Acabou. Porque todas as indústrias que chegaram ao longo do tempo preferem ir para o interior, onde tem matéria-prima”.

Uma das soluções analisadas pelo governo é o investimento no turismo. “Estamos fazendo alguma ação para a Baixada Cuiabana, Pantanal, um grande programa de desenvolvimento do turismo. Nós temos muito potencial. O turismo é a grande indústria do planeta hoje”.

Do outro lado dessa balança estão o Norte, Sul e Centro-Norte, assim como o Araguaia, que mesmo com investimentos mais recentes, já demonstra um avanço significativo. “Mato Grosso é hoje um dos estados brasileiros que tem a melhor perspectiva de desenvolvimento e crescimento. Temos na região de Alto Araguaia um grande investimento, talvez um dos maiores investimentos privados em curso no Brasil, que é um fábrica de celulose”, disse em entrevista à rádio Centro América. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luciano, em 29.04.2019 às 21:12

    Imagina, Governador, o senhor está redondamente enganado. Tire a região Oeste do diagnóstico. Aqui em Caceres temos um ZPE com mais de duzentas indústrias em pleno funcionamento e gerando mais de 50 mil empregos. Uma realidade inegável. Se alguém tem problema de matriz econômica, é só a Baixada pra lá de Cáceres.

 
Sitevip Internet