Notícias / Politica

26/04/2019 - 09:38

ACABOU A PALHAÇADA: Em entrevista hoje, governador diz que ZPE de Cáceres é inviável

Por Luiz Garcia

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Em entrevista nesta sexta-feira (26), na Radio Centro América, do Grupo Zaharam de comunicação, quando perguntado sobre a viabilidade do projeto da ZPE de MT, localizada em Cáceres, o governador Mauro Mendes, foi enfático em responder de que atualmente o projeto é inviável. " Essa ZPE tem mais de 30 anos, com lenga-lenga, conversa fiada, e nada acontece. Quando inventaram isso há mais de 30 anos atrás, fazia todo o sentido.

Fomos incompetentes ao logo desse todo tempo, e não implantamos,e ai veio a Lei Kandir, porque lá atrás quando inventou esse negócio de ZPE fazia muito  sentido, porque dentro da Zona de Processamento de Exportação, você teria uma isenção tributária que era muito vantajoso ir instalar na ZPE. Só, que veio a Lei Kandir, e ai em qualquer lugar que você se instala, você pode exportar sem pagar imposto. Por isso, eu pedi a viabilidade desse projeto da ZPE. Na reunião passada, eu disse aos presentes, entre eles o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, de que eu faço investimento na ZPE, mas eu quero ver a viabilidade desse negócio. Vocês vão ter que me provar que isso é viável. Eu não meter recursos na ordem de 15 a 20 milhões de reais, para construir um prédio, e depois virar um elefante branco. Esse é um recurso público", finalizou o governador MM, sobre a ZPE.


Na verdade, o governador mauro Mendes, á partir de agora, jogou a responsabilidade da viabilidade do projeto ZPE no colo daqueles que ainda acreditam e sonham com a implantação em definitiva desse projeto que poderia ser a redenção econômica da região oeste de MT.

A ZPE começou a ser um sonho no dia 06 de março 1990, ainda no Governo José Sarney, lá pra trás ainda no Governo Carlos Bezerra, em MT.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ryldon, em 26.04.2019 às 18:35

    Esse tapa na cara mostrou a incompetência do prefeito, usava da ZPE para ganhar votos, não teve competência para atrair empresas, lembro do Atacadão que viria para Cáceres gerando empregos e esse gestor colocou obstáculos.

  • por Bn, em 26.04.2019 às 14:52

    Porque não fazer um projeto para reativar o frigorifico e criar um para abrir uma empresa de tecelagem? Acorda povo!!!!!!! Ano que vem tem eleição, cadê os vereadores que apoiam essa ZPE?

  • por Maria Angela, em 26.04.2019 às 13:02

    E AGORA ZÉ!!!!COM A PALAVRA OS NOSSOS REPRESENTANTES!!!

  • por Luis XVI, em 26.04.2019 às 11:51

    Meu carríssimo colega Francis! Sabe que nossa amizade se liga pelo vosso nome, uma homenagem ao meu reino. Desde que vos conheci, nutro uma profunda amizade e admiração por vossa pessoa. Não desanimeis com essas pataquadas ditas por sovinas que querem economizar 20 milhões. Ora, com vinte milhões de reais, creio que minha consorte, Maria Antonieta, não consegue comprar nem meia dúzia de sapatos. Infelizmente essa gente que não gosta de gastar dinheiro arrecadado do povo deve ter traumas de infância. A ideia da ZPE é extraordinária. Produzir no meio no Brasil, longe do mercado consumidor e longe dos fornecedores de matéria prima é fantástica! E se torna excepcionalmente perfeita nessa área de Pantanal! Buscai e trazei muitas indústrias, transformai sua pequena Cáceres numa Xangai dos trópicos. Sede visionário! Sugiro até preparação dos futuros serviçais oferecendo cursos de datilografia de graça, para que possam estar qualificados para o trabalho. Um amigo visitou recentemente aquele novo país que fundaram na América e contou-me que uma revolução ocorre por lá. Um senhor (creio ser maluco) atesta que poderá criar lâmpadas mágicas que iluminam. Sim, iluminam sem velas! Que Deus preserve sua Santa saúde porque ainda hei de ver-vos Senador! Me vous price d’agréer l’assurance de ma considération distinguée.

  • por Rogério Miranda, em 26.04.2019 às 11:30

    Ainda bem que Mauro Mendes que é empresário que conhece de economia veio pra por fim a essa escandalosa demagogia que vem sendo feita há 30 anos. Francis não se diz empresário? Um gestor super eficientente não político? E cadê o estudo de vialibidade economcia? Cadê as milhares de empresas interessadas em se instalar aqui? Cadê a realidade que ele falou que já era a ZPE? É... a gestão tá mais competente pra ficar comprando fonte por 500 mil reais e dando show de graça pro povo em ano eleitoral do que pra gerar emprego aqui.

  • por Zé Brumado, em 26.04.2019 às 11:20

    Concordo plenamente com o Governador. Eu sempre disse que não há viabilidade econômica e nem logística para uma ZPE em Cáceres. A Zona de Processamento para Exportação necessita basicamente de matéria prima para processar/industrializar. Cáceres só produz carne, mesmo assim o frigorífico não foi capaz de manter-se em funcionamento. O que teria para processar?

  • por joao, em 26.04.2019 às 11:05

    O francis não disse que já era uma REALIDADE A ZPE! Toma ai o esculacho que o Governador deu nele e nos políticos da região ao vivo hoje cedo. Até agora não tem esse projeto de viabilidade da zpe? ta devagar em prefeito, ainda mais voce que adora cobrar e chamar de incompetente os funcionários - pessoal da prefeitura quando algo demora, ate agora não conseguiu provar para o Governador a sua idéia brilhante de salvar caceres e de virar o Polo de exportação e de Industria! Essa ZPE ainda vai acabar com o SR. na vida politica! Senhor Governador Parabéns por abrir os Olhos da População!

  • por Dono da Verdade, em 26.04.2019 às 11:04

    Cadê o Prefeito, agora? Cadê o Projeto...? Achou um mais esperto que ele...! Agora está na mão do Francis. Quis dar uma de político sem saber "politicar", e o Governador rematou: eu invisto na ZPE, mas o Prefeito vai ter que me mostrar que é viável. A bola agora está com o Francis. Agora a ZPE depende dele. Pá de cal, então, néh?!

  • por Luiz Fábio Cintra, em 26.04.2019 às 11:03

    Leonardo sempre mentiu e so tava atras de voto