Notícias / Cidade

19/04/2019 - 15:33

Estado prevê investir R$ 60 milhoes na ZPE

Por Folha Max

Um plano de negócio está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado e a iniciativa privada para atestar a viabilidade da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres. O objetivo é destravar definitivamente o projeto, que foi lançado em 1990, e é visto pela atual gestão como uma das ferramentas de combate ao empobrecimento da região Oeste.

No trabalho, realizado em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), constará quais são os investidores em potencial, quais os que podem ser captados a partir da vocação econômica dos municípios do entorno e ainda o que é necessário para atraí-los.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explica que a obra é aguardada há mais de 20 anos e até hoje, sequer a área administrativa foi concluída. Ele estima que serão gastos mais R$ 60 milhões apenas na estrutura física, que inclui o fornecimento de água, eletricidade, captação e tratamento de esgoto e demais serviços essenciais.

Isso tudo, sem contar o trabalho de acessibilidade aos mercados por rodovias e pela hidrovia Paraguai-Paraná, bem como a definição de uma política de incentivos para a área. “Acho que estamos próximos de resolver a questão porque com um plano de negócio concreto, a demanda de recursos públicos e privados se mostrará pequena diante das possibilidades de lucro e expansão”.

Miranda pontua que foi realizada nesta semana uma reunião sobre o tema com a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o prefeito de Cáceres, Francis Maris, e o presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira. “O governador foi claro. Quer que o projeto seja tocado de forma objetiva e sem sentimentalismo. Ele disse que o local não pode ser alvo de desperdício do dinheiro público e por isso, os empresários precisam participar do processo. Temos que trabalhar dentro de um projeto de desenvolvimento”.

Atual gestão quer resolver entraves e concluir obras que beneficiarão toda a região Oeste do Estado. (Foto: Rafaella Zanol/Secom MT, de agosto de 2017).

Sobre o prazo de conclusão, o secretário argumenta que não dá para estipular, mas que, atualmente, Fiemt e Governo possuem uma série de dados e informações para subsidiar o plano de negócios após serem compilados. 

No que diz respeito as empresas interessadas em investir, algumas já se apresentaram e até encaminharam cartas de intenções à Prefeitura de Cáceres. Outras fazem parte do sistema Fiemt e também são consideradas as que podem ser captadas para processar as matérias primas produzidas na região, como por exemplo carne e grãos.

Vizinhos de fronteira

Também está entre as vertentes do trabalho o estreitamento das relações comerciais com a Bolívia. Na semana passada, o embaixador do país vizinho no Brasil, José Kim, veio a Mato Grosso anunciar que o governo boliviano se interessa em vender energia elétrica para o Estado. A ideia deles é ampliar a produção da termoelétrica de San Matías, localizada a 110 km de Cáceres.

“Se for uma energia barata, pode se tornar mais um diferencial para as empresas da ZPE”, argumenta Miranda. Ele acredita que a aproximação pode trazer reflexos positivos na comercialização de outros produtos, entre eles o gás natural.

Atualmente, Mato Grosso tenta renovar o contrato de fornecimento com os bolivianos, que está prestes a vencer, e também com a empresa Gás Ocidente Mato Grosso (GOM), proprietária do gasoduto. O fornecimento está suspenso desde o ano passado porque a GOM não renovou o contrato de transporte, impasse que está próximo de uma solução porque as negociações foram retomadas.

Importância da hidrovia 

Paralelo aos encaminhamentos da ZPE, o Governo do Estado está trabalhando a retomada da navegação na Hidrovia Paraguai-Paraná. O secretário de Desenvolvimento Econômico esclarece que o governo do Estado encaminhou um oficio para a Secretaria Nacional dos Portos pedido a antecipação do processo de renovação da delegação do Porto de Morrinhos.

O contrato atual acaba em 2023 e quatro anos não é tempo suficiente para se oferecer o espaço para inciativa privada explorar, tendo em vista que será preciso fazer investimentos.

“Quando estiver funcionando, não será preciso passar pela área sinuosa do rio, o que trouxe desentendimento com os órgãos ambientais no passado. Desta vez, queremos fazer os encaminhamentos com a participação de todos atores envolvidos. Queremos que os órgãos de Meio Ambiente sejam consultivos e nos ajudem”.

Importante para Cáceres 

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, afirma que está otimista com o projeto. Ele conta que a obra foi retomada em 2016, porém o governo do Estado, na época, anunciou que não tinha dinheiro para o investimento depois da conclusão da licitação. “Eu e os vereadores assumimos a responsabilidade desde então. Fizemos uma nova licitação pela Prefeitura. Mas, houve uma sequência de erros, que acreditamos serem obstáculos transpostos”.
Maris relembra que a empresa vencedora não entregou um projeto adequado. “Por exemplo, não há espaço para manobrar bitrens, porém este tipo de veículo será maioria lá”.

Depois deste transtorno, as obras ficaram paradas e este ano, o projeto está sendo reestruturado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). "Quando estiver pronto, daremos sequência de onde parou", diz Francis. 

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zé da onça, em 23.04.2019 às 13:35

    Sabe oque não entendo, é que NOVA MUTUM, LUCAS DO RIO VERDE, SINOP, SORRISO, RONDONÓPOLIS e outras cidades não tem ZPE e são cheias de indústrias, agora CÁCERES precisa de ter uma Zona de Processamento de importação e exportação para se desenvolver... falta é interesse desses maus políticos daqui para buscar indústrias para nosso município.

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 21.04.2019 às 15:22

    Ano que vem tem eleição denovo... só politicagem

  • por Marsofo, em 20.04.2019 às 13:13

    Cuiaba e Varzea Grande tão de olho na ZPE. Esse governo é originário da Fed. Das Industrias de Mt. Será que todo esse papo não leva a essa direção? Pobre Cáceres entregue à vontade dos poderosos, começando pelo nobre e presunçoso prefeito.

  • por M H Simonsen, em 19.04.2019 às 17:47

    A bem de Cáceres e do patrimônio público, espero que não invistam. Outro dia, MM não jogou a pá de cal nesse projeto mirabolante do século passado? Só mesmo a demogagoia explica a manutenção de um projeto faraônico que não deu certo em nenhum lugar do Brasil. Não deu certo em lugares mais próximos do centro consumidor, vai dar certo aqui? Inúmeros projetos econômicos e de desenvolvimento poderiam ser executados com 60 milhões, gerando renda e qualidade de vida para o cacerense. Mas é mais fácil alimentar o povo com o sonho de uma imaginária Ferrari do que transportá-los num real Ônix. Parece que o povo gosta de ser enganado e negar a realidade.

  • por Jose Andrade, em 19.04.2019 às 17:10

    Uma matéria anterior do próprio jornal dizia que o governador encerrou de vez a mentira sobre a ZPE e pediu projetos e nomes de empresas interessadas no negócio e como nunca houve projetos nem empresas interessadas encerrava de vez a politicagen de ZPE que a cada 2 anos aparece devido ano eleitoral. Agora o jornal traz essa matéria falando na viabilidade do projeto? Pra começar não são 20 anos e sim mais de 30 anos essa novela que nem mesmo começou. O prefeito está tentando fazer política em cima do tema simplesmente tentando melhorar o desempenho do candidato dele a prefeitura ano que vem. E lamentável esse tipo de politica aqui em Cáceres

 
Sitevip Internet