Notícias / Saúde

18/04/2019 - 11:44 | Atualizado em 18/04/2019 - 13:01

Prefeito diz que Cáceres é referência em Saúde, apesar de faltar médicos e leitos

Por Larissa Malheiros

Mesmo com falta de médicos e leitos, o prefeito de Cáceres (234 km de Cuiabá), Francis Maris (PSDB), avalia que a saúde do município é uma das melhores do Estado. Segundo ele, o problema está nos profissionais que não aceitam as condições exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para pagamentos dos plantões.

Ele explica que a prefeitura tem dado todo suporte ao Hospital Regional, que é gerenciado pelo Governo do Estado, por meio da compra de medicamentos. O gestor ainda relata que fez a doação de medicação do próprio bolso, e atualmente o executivo é quem banca maior parte de todos os medicamentos na cidade, tanto para o Hospital Regional quanto para o Hospital São Luiz e o Pronto Atendimento (PAM).

“Quando entrei na prefeitura não tinha medicamento, eu coloquei do meu bolso mais de R$ 100 mil em medicamentos, comprei e doei para prefeitura porque faltava , não conseguia fazer licitação. Hoje nós atendemos mais de 90% dos medicamentos. E temos então este trabalho, não só com o Hospital Regional, mas também com Hospital São Luiz nesta parceria. Francis destaca que vários pacientes ficam no PAM esperando atendimento de emergência.

Leia também: Francis diz que seu governo tem aprovação de 80% dos cacerenses

“Tem muita gente lá no PAM que é o nosso Pronto Atendimento de emergência que é ao lado do Hospital Regional. Muitas pessoas ficam ali esperando uma vaga para ser atendido”, disse ele.   Sendo assim, ele classifica que Cáceres como tendo uma das melhores saúdes de Mato Grosso.

“Então podemos dizer que a saúde do estado em Cáceres é uma das melhores, senão é ótima, mas podemos dizer que é boa e que atende toda região oeste, inclusive a Bolívia”.

Questionado sobre a falta de leitos e médicos, ele confirmou e disse que profissionais não querem desconto na folha de pagamento dos plantões. “Sim faltam leitos, sim falta médicos. Médicos é um problema sério.

Os médicos pediram para fazer uma lei, uma nova lei foi aprovada na câmara e aí eles não concordaram com o rendimento. Passamos para o plantão, foram lá reuniram comigo para o atendimento do Pam.Só que agora o Tribunal de Contas exige que se desconte o INSS e o imposto de renda deste plantão, e eles não querem”.    

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juliano, em 19.04.2019 às 12:16

    É o.c.....dele ele alem de ser mal prefeito e um pécimo piadista .póen as cara la sehor prefeito .pra vc ver a pécima condiçao de seu pronto socorro .seu piadista . mal carater quer brincar com a cara da populaçao .

  • por joao, em 18.04.2019 às 15:54

    Faça um teste senhor prefeito, finja estar passando mal e tenta ser consultado o mais rápido possível no pronto de socorro. Vai demorar no minimo se for caso simples umas 5 horas, se te atenderem de imediato é porque o Senhor é prefeito e o povo tem medo. Da medo se a pessoa precisar de um neurocirurgião ai nesse regional e pronto e socorro a maioria dos casos de acidentes que a pessoa tem traumatismo 90% morre.

  • por Prof. Marquinhos, em 18.04.2019 às 13:23

    Acho que o prefeito tá com febre !!!!

  • por Paulo, em 18.04.2019 às 13:07

    Esse é o meu senador. Lugar vago da Juíza Selma. Francis Maria Cruz 2019

  • por Romeu, em 18.04.2019 às 13:01

    Será que os psiquiatras continuam atendendo em Caceres? Tenho visto muitas pessoas em surto esquizofrênico, em profundo delírio. Ou a medicação estará em falta? Ou a culpa é das famílias que não cuidam dos pacientes? Essas pessoas podem fazer mal a outras. Acho que seria uma questão de saúde pública que o Prefeito poderia verificar na Secretaria de Saúde.

  • por ana maria, em 18.04.2019 às 12:20

    saúde de cáceres é uma piada.

  • por Catarina, em 18.04.2019 às 12:03

    "É mentira dele"

  • por Gomes, em 18.04.2019 às 11:56

    Um simples Fenobarbital que preciso pro meu tio sempre que vou na farmácia básica não tem, então não sei pq ficar arrotando vantagem,clínico geral no postão só com 30 dias ou mais as vagas ,exames uma dificuldade pra conseguir ,então não vejo tanta maravilha assim.

 
Sitevip Internet