Notícias / Cultura

18/04/2019 - 08:58

INSPIRAÇÃO: Catedral São Luiz foi inspirada na Catedral de Notre Dame

Por Joner Campos

A Catedral São Luís de Cáceres projetada com o estilo gótico, mas com dificuldades na construção fizeram com que o projeto fosse alterado para o estilo neogótico. A construção teve início em 1919 e só terminou em 1965. A obra assemelhasse a Catedral de Notre Dame, localizada em Paris, que pegou fogo no início da tarde desta última segunda-feira (15).

A Catedral que demorou 46 anos para ser concluída e enfrentou diversas dificuldades para ser erguida. Em 1949, toda a estrutura interna da Catedral ruiu e este fato levou o imaginário das pessoas a criar uma lenda (Lenda da Serpente ou lenda do Minhocão), onde uma serpente teria se abrigado no interior da Catedral, o que levou a Catedral a ruir.

A obra tanto da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho em Cuiabá, como a Catedral São Luís de Cáceres é do francês Leon Mousnier, que aos 80 anos que ofereceu seus serviços a arquidiocese em Cuiabá, ele se apresentou como oficial de marinha exonerado, arquiteto e explorador.

Na época Leon Mousnier teria cobrado pouco mais de 100 contos, para construir uma catedral gótica em Cáceres com 58 metros de comprimento, 20 de largura, 22 metros na abóboda e dois campanários com 48 metros de altura.

Entretanto, a obra era de uma grande dificuldade para os fracos meios de Cáceres. Faltavam os operários capazes de compreender e levar a cabo uma obra difícil. Havia oito modelos de tijolos que as olarias manuais locais poderiam dificilmente preparar. Havia também falta de dinheiro.

Catedral07.JPG
Vista lateral da Catedral São Luís de Cáceres
Os Frades e o povo decidiram na base da promessa de um velho de 80 anos: a magnitude da obra não apareceu claramente na leitura das plantas. Por todas essas razões, a construção da catedral se estenderia sobre mais de 50 anos.

Em 1º de agosto de 1965, Mons. Dom Máximo anunciava: “A catedral será inaugurada em 25 de agosto. Tudo está concluído, ao menos o eu pensávamos terminar. O portão da entrada está sendo ultimado em Cáceres com grandes pranchões de Araputanga e deve ser colocado tão logo fique pronto. Os detalhes da festa foram fixados. E continuava com detalhes mais pessoais: “Frei Amadeu não para, assim como o frei Paulo. Procuro seguir sem me deixar distanciar muito. As horas de lazer, nestes meses, fazem-se muito raras”.
 
A CATEDRAL
 
As características da Catedral de Cáceres:
Comprimento total da obra - 63m
Largura total da nave e do santuário - 19m
Largura do transepto - 30m
Superfície da nave - 850m²
Superfície do santuário - 250m²
Superfície da sacristia - 100m²
Superfície das outras salas - 100m²
Superficie da varanda - 100m²
Superfície da obra toda - 1.400m²
Altura da nave - 15m
Lugares sentados - 800 lugares
Altar de madeira de Araputanga de uma peça só - 3,00x1,00x0,20m
 
Incêndio em Notre Dame
 
Nesta segunda-feira, a Catedral de Notre Dame de Paris pegou fogo e até o momento a polícia, segundo a emissora France 2, está tratando o caso como um acidente. Há suspeitas de que o incêndio esteja relacionado com as obras que estavam sendo feitas no telhado da catedral. A procuradoria de Paris já abriu uma investigação para apurar as causas, segundo o jornal Le Figaro.
D4NcBTkWsAIOzPJ.jpg
 
Catedral de Notre Dame de Paris pegou fogo no início da tarde da última segunda-feira (15)
Notre Dame estava passando por obras de restauração em sua torre, com orçamento estimado em R$ 26,8 milhões. A torre central é a mais afetada e a operação de contenção do fogo envolve 400 bombeiros. A área foi isolada pela polícia local e turistas que estavam dentro da igreja foram já retirados. Segundo o secretário de Estado no Ministério do Interior, Laurent Nunez, não há nenhuma vítima.

A Catedral de Notre Dame de Paris é umas das igrejas mais famosas do mundo. Construída em 1164 e inaugurada em 1345, a catedral é um dos cartões postais de Paris, atraindo cerca de 13 milhões de turistas anualmente.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por EDMÍLSON ALVES DA CUNHA, em 11.10.2019 às 15:59

    Reforçando o seu comentário, Luiz Marcelo. Eu mesmo, como filho de Cáceres, até a este momento não tinha conhecimento da historia da nossa Catedral, confesso que é muita falta de interesse e culturalmente falando, pois recebemos turista de vários lugares, e fica tão vergonhoso de não sabermos dizer nada ha eles.

  • por Don Felicci, em 18.04.2019 às 12:56

    Devemos agradecimentos e honrarias ao povo francês pelo eterno presente...

  • por Luiz Marcelo, em 18.04.2019 às 11:19

    Precisa a Notre Dame pegar fogo para o cacerense se interessar pela história da cidade! Todo aluno deveria sair da escola sabendo o mínimo da história de Cáceres. Depois vem o Prefeito querendo falar mal.do IPHAN... cada lugar tem o governante de merece mesmo.

 
Sitevip Internet