Notícias / Cidade

17/04/2019 - 09:16

Na Centro América, Francis diz que ZPE já é realidade

Por G1 MT

A instalação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, passou por reestruturação e já é considerada uma 'realidade', na avaliação do prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB). A obra é aguardada há mais de 20 anos.

Ele foi entrevistado no quadro Papo das Seis, do Bom Dia Mato Grosso desta quarta-feira (17).

“É um sonho acalentado há muitos anos. Havia inúmeros erros no projeto. Isso já foi corrigido. Iniciamos a construção com as paredes, escritórios, alfândega, receita federal, bases e temos o início da construção. Já é uma realidade”, comentou o gestor.

Já para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a instalação depende de um estudo de viabilidade.

O projeto
Pelo projeto, a ZPE de Mato Grosso deve ocupar uma área de quase 240 hectares, na fronteira com a Bolívia, região que é estratégica para o escoamento da produção do estado e para a integração econômica com os países sul-americanos. Quando a ZPE estiver operando, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 20 mil empregos.

Ao todo, deverão ser construídos cinco módulos com capacidade para abrigar 230 indústrias. Na primeira etapa, serão construídos oito prédios para a instalação da Receita Federal, administração, oficina mecânica, restaurante, apoio ao motorista e guaritas.

Os outros módulos serão comercializados com as empresas interessadas em se instalar. Em troca, elas terão isenção de impostos para exportação.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) disse que trabalha para destravar definitivamente o projeto, que foi lançado em 1990, e é visto pela atual gestão como uma das ferramentas de combate ao empobrecimento da região Oeste.

A obra é aguardada há mais de 20 anos e até hoje, sequer a área administrativa foi concluída. A pasta estima que serão gastos mais R$ 60 milhões apenas na estrutura física, que inclui o fornecimento de água, eletricidade, captação e tratamento de esgoto e demais serviços essenciais.

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cacerense, em 20.04.2019 às 00:46

    Político excecional? Doação fake, ZPE fake, Se quiser Rua asfaltada tem que financiar o valor no banco, mas os impostos recolhidos servem para Que? IPVA, IPTU E OUTROS. Prefeito só tira o coro do cacerense, e acha que tá bonito na foto. Pensava que prefeito pior que TÚLIO FONTES não iria existir, Mas Francis me mostrou que estava errado. Voto no chunlinho mas não voto em Francis. Quem quiser que leva ele pra casa .

  • por Leandro, em 18.04.2019 às 23:01

    Uai prefeito deve ser realidade igualzinho as suas doações de remédios ao hospital Regional. Toma vergonha na sua cara vagabundo

  • por Roberto de, em 18.04.2019 às 18:53

    Num vale um pique roído esse Francis

  • por EMMANUEL, em 18.04.2019 às 00:35

    Essa estória de ZPE já virou palhaçada brincadeira sem graça e conversa pra boi dormir é só estar prestes a entrar em ano político que os politiqueiros enganadores de plantão a fim de angariar uns votinhos vem com essa conversa fiada de ZPE com esse discurso ultrapassado e cristalizado pelo tempo e pela inércia desses imcopetentes que passaram na direção do município quanto no governo sem esquecer dos deputados que por aqui foram eleitos TUDO FARINHA DO MESMO SACO

  • por Zezão, em 17.04.2019 às 18:53

    Uai!!! Já é realidade???? Foi construída onde??

  • por Alberto, em 17.04.2019 às 15:52

    Quem define a implantação de ZPE não é prefeito e governador, e sim os empresários. Se não houver viabilidade econômica, que envolve múltiplos fatores, como: Rede de logística (hidrovia, ferrovia e rodovias), incentivos fiscais e outros que possam fazer a diferença. A partir de 1994, com as novas regras de exportação, que proporcionaram inúmeras vantagens a todos os exportadores, principalmente com a e isenção de impostos, as ZPEs em todo o Brasil deixaram de ser um diferencial. Até em cidades portuárias como Rio Grande -RS, a ZPE não se concretizou. Por isso, antes de investir em infraestrutura, é preciso ouvir dos possíveis investidores a certeza dessa viabilidade, e ninguém melhor que eles para isso. Vamos torcer para que encontrem uma carta na manga e que torne a ZPE de Cáceres viável.

  • por marsofo, em 17.04.2019 às 15:51

    Uma baita realidade!!!! Tão "grande" quanto asfalto financiado por moradores que não tem crédito em bancos, que não tem trabalho, que tem nome no Serasa e que, principalmente , vivem a desventura de verem sua cidade se tornar uma das 100 mais pobres, como disse na entrevista. Diz a que veio, Sr. Prefeito !!!!

  • por Divina Aparecida Costa, em 17.04.2019 às 15:50

    Senhor prefeito eu sugiro buscar outras empresas/parceiras e criar outras formas pra gerar empregos na cidade, porque pra mim ZPE é um caso que está arquivado a muito tempo desde o começo a 29 anos atrás ou os políticos em geral devem usar o bom senso de não retornar a Cáceres em busca de votos com esse assunto em pauta!

  • por Fã de carteirinha, em 17.04.2019 às 15:17

    Agora o eleitorado de Mato Grosso já elegeu Francis senador por aclamação depois de ver o tanto que ele fez por Cáceres e como é grande sua habilidade política e maior ainda sua capacidade gerencial. Bom mostrar a potência que Cáceres se transformou. Francis realmente não pode ficar restrito a Cáceres. Tem que levar essa competência para todo Mato Grosso e para o Brasil. Chupa, Rondonópolis, Sinop e Lucas. Vocês podem ter dinheiro, mas não elegem políticos excepcionais como os nossos.

  • por Jailton Souza, em 17.04.2019 às 11:51

    Sujeito vagabundo e esse prefeito

Mais comentários
 
Sitevip Internet