Notícias / Mato Grosso

16/04/2019 - 17:17

Mauro Mendes assina atestado de óbito da ZPE de Cáceres

Por Boa Mídia

Brasília, 7 de março de 1990.  O presidente José Sarney cria a Zona de Exportação de Cáceres (ZPE) numa área de 247 hectares. Ao longo  de 29 anos os governadores que se sucederam no cargo não conseguiram tirá-la do papel. Cuiabá, 15 de abril de 2019. O governador democrata Mauro Mendes assina seu atestado de óbito.

Acabou.

Pelo menos nos próximos anos não se deve sonhar com ZPE em Cáceres.

O atestado de óbito?

Mauro recebeu em seu gabinete o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) acompanhado por vereadores numa delegação liderada pelo deputado estadual Valmir Moretto (PRB), que tem base eleitoral no polo daquela cidade – em Nova Lacerda, onde foi prefeito duas vezes.

Na pauta a ZPE

Mauro ouviu, saiu pela tangente e jogou a batata quente nas mãos dos políticos que corriam o pires pela ZPE.

O governador disse que não botaria sal em carne podre. Em suma, para atender o pedido pela ZPE (sua construção), Mauro pediu que Francis lhe entregasse uma relação de empresas que assumissem compromisso de se instalarem naquele local – e que esse rol fosse suficientemente forte para viabilizar o empreendimento.

Foi a pá de cal no sonho de Cáceres. Qual empresário com atuação internacional se oferecerá para viabilizar um empreendimento público?  – Rabo não balança cachorro.

Para se entender ZPE: trata-se de um centro de industrialização que necessariamente tem que exportar 80% de sua produção podendo desovar 20% no mercado doméstico. Como fazer isso numa cidade distante dos portos do Atlântico?

Numa região que tem um caminho natural para o Atlântico pela Hidrovia do Mercosul, com 3.342 quilômetros até Nueva Palmira (Uruguai), mas que a mesma sofre embargos ambientais no Brasil.?

Numa região que não tem porto compatível para escoar produção de uma ZPE, já que não consegue viabilizar o porto de Morrinhos e sequer seu acesso pavimentado de 68 quilômetros?

Numa região que não tem força política para cobrar a pavimentação da MT-343 de Porto Estrela a Cáceres, para reduzir o trajeto entre o Chapadão do Parecis e aquela cidade?

Numa região distante 1.700 quilômetros dos portos do Norte do Chile e do Sul do Peru, pelo Corredor Bioceânico que depende de pavimentação em parte da Bolívia e o Brasil não se interessa por ela?

Numa região cruzada pelo gasoduto Bolívia-Mato Grosso, mas que não tem um city gate sequer?

Se Mauro tivesse interesse pela causa cacerense ao invés de exigir uma relação de investidores, cumpriria seu papel e construiria a ZPE.

PS – Cáceres é um grande polo pecuário, com plantas frigoríficas bovinas instaladas. E uma importante bacia leiteira com produção de lácteos. É um centro de extração de madeira nobre – Teca – de reflorestamento para a indústria moveleira etc. Matéria-prima para iniciar a operacionalização da ZPE existe. Falta vontade administrativa a Mauro e força política aos prefeitos e parlamentares do polo de Cáceres na fronteira com a Bolívia.

Comentários

inserir comentário
19 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Não ao FRACASSO!, em 17.04.2019 às 11:58

    Penso que esse sr. "MM" quer prejudicar junto com os servidores públicos a Cidade de Caceres. Aqui não é reduto dele. Assim não colabora com possibilidade de progresso que beneficie além da população, os politicos envolvidos nessa luta. Ele tem demonstrado que se manifesta favorável a NOMEAR POLITICOS DELATADOS sem que parece haver DINHEIRO PÚBLICO apenas nesses casos de seus COMISSIONADOS ratificando PRECARIZAÇÃO DOS CONCURSADOS. Não podemos esquecer dessas atitudes! As próximas eleições estão bem PRÓXIMAS ! Vamos dizer NÃO !!!, para aqueles que não querem ver Caceres crescer em OPORTUNIDADES, EMPREGO e MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA dos MUNÍCIPES..

  • por Lucas, em 17.04.2019 às 02:16

    Kkkkkkk em época de campanha, para levar os votos daqui, este governo encheu a boca pra falar em zpe, entre outros fantasmas. Na verdade, não estão sabendo aonde começa o pé e acaba a cabeça do burro enterrado nesse estado. Mais engraçado ainda é que elegeram também o Jaime e até agora só falação. Cadê o tal deputado Leonardo????? Cadê os políticos que disk representam o estado ????? Carroça desembestada sem freio e com burro manco, assim é essa política de faz de conta desse estado

  • por Lucio, em 17.04.2019 às 01:58

    Então a palhaçada acabou temporariamente? Espero que a população acorde para vida e não deixem mais certos por aí encherem os ouvidos com moagem pra boi dormir e levar seus votos. Se o povo não muda Cáceres não muda. Cáceres máquina de gerar votos para quem não quer fazer nada.

  • por Girlane Gomes Ojeda, em 16.04.2019 às 22:51

    Bando de políticos filho da puta ,um bando de ladrões, um projeto que está a 29 anos no papel e só agora esses desgraçados chegam a essa conclusão, será que e por que agora com o Presidente Bolsonaro não tem mas como eles roubarem por isso sepultaram a ZPE

  • por Luis Sérgio, em 16.04.2019 às 22:16

    É isso aí, Governador. Vamos enterrar a ZPE e mandar pra casa definitivamente os políticos que vivem da promessa da ZPE há 40 anos. Não tem empresa interessada, não tem indústria que quer vir, não tem logística para receber insumos, não tem logística para escoamento da produção. É economicamente inviável. E ainda estamos no Pantanal.

  • por Adolfo, em 16.04.2019 às 21:46

    Só tinha 37 anos essa novela... Ainda bem que acabou, pois, como citado acima, só servia pra trampolim eleitoral!!!

  • por lucas sei d nada, em 16.04.2019 às 21:39

    caceres tem que ter mais empregos ZPE seria a solucao eu nao sei.politicos tem que ter mais vontade o negocio dele e aparecer em 4 e 4 anos para pedir votos e a populacao ainda acredita.

  • por Albino Pfeifer Neto, em 16.04.2019 às 20:38

    Talvez esteja na hora de deixar estes políticos falando sozinho. As empresas precisam entender que os POLÍTICOS so precisam não atrapalhar que esta muito bom. Tudo que POLÍTICO põe a mão apodrece!

  • por M H Simonsen, em 16.04.2019 às 20:22

    Nao votei em MM, mas se realmente decretou a morte da ZPE, ganhou meu respeito. Soluções drásticas de industrialização eram pensadas na década de 60 e 70. Parece que muitas pessoas não viram como o mundo mudou. A ZPE de Caceres é da época do Sarney! Da hiperinflação! Da Tablita! Dos fiscais do Sarney! A econômica industrial dos anos 70 não existe mais. Das dezenas de ZPEs da época, qual está funcionando perfeitamente? A ZPE só é boa pra eleger político preguiçoso que não quer pensar em política de desenvolvimento que gere empregos reais, porque essa exige planejamento, dedicação, competência e conhecimento. Não rende inauguração com direito a placa. Mais fácil prometer que a abóbora vai virar carruagem se o fado madrinho for eleito. Parabéns, MM! Mande a ZPE de volta para os livros de história e para os anais de milagres econômicos que não deram certo no Brasil, de onde ela nunca deveria ter saído para impulsionar carreiras de políticos demagogos.

  • por JOSE LUIZ, em 16.04.2019 às 20:08

    Isso mostra a incompetência de Mauro Mendes como governador, e a burrice do eleitor cacerense que o elegeu em massa aqui em Cáceres, eu não votei nele, pois já sabia que governaria só para a baixada cuiabana e para a região sul. Nas próximas eleições ele vai sair candidato à reeleição vai vir aqui e o povo vai abraça-lo e dar tapinhas nas costas dele, porque o povo esquece tudo rapidinho . Se nós pudéssemos contar com algum político federal proucaria-se recursos federais e mandaria o Empresaorizinho cuiabano tomar naquele lugar que o Pedro Táxi gostava de tomar.

Mais comentários
 
Sitevip Internet