Notícias / Cidade

16/04/2019 - 09:52

'É preciso decidir se é viável', diz secretário sobre instalação de ZPE em Cáceres

Por G1 MT

 
A instalação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, depende de um estudo de viabilidade, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
 
O chefe da pasta foi entrevistado no quadro Papo das Seis, do Bom Dia Mato Grosso desta terça-feira (16).
“Vai se decidir se é viável ter uma ZPE naquela região ou não, se para um projeto de desenvolvimento da Grande Cáceres, a ZPE é um instrumento viável. O que precisa ser feito é um projeto de negócio, porque a ZPE não é apenas uma obra física”, argumentou.
 
Para o secretário, para funcionar a zona de processamento precisa ter atrativos para investidores.
“Se não houver investidor, capacidade de investimento, atrativos para atrair grandes empresas, ofertar menor custo de transporte através da hidrovia do Rio Paraguai. Precisamos criar um escopo de atrações”, completou.
Sobre as críticas ambientais, o secretário afirmou que é preciso ver o problema pela ótica objetiva.
 
“Quem vai dizer isso vão ser os institutos de impactos ambientais, os instrumentos legais que a legislação tem para licenciar ou não uma hidrovia como essa. O que precisamos fazer agora é ver o escopo econômico e ver as questões sem sentimentalismo e mais objetividade”, declarou.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jorge, em 16.04.2019 às 20:41

    ela vai ser viavel de maio do ano q vem para frente. ai ela da uma parada e volta a ser viavel em maio de 2022 e assim caminha a politica q e feita no brasil.

  • por ricardo, em 16.04.2019 às 14:50

    MAIS PERTO DAS ELEIÇOES SE TORNA TOTALMENTE VIAVEL,SEM DUVIDAS.

  • por Maria Angela, em 16.04.2019 às 13:22

    DEPOIS DE TANTA CONVERSA..PROMESSAS DE CAMPANHA...AINDA VAI VER SE É VIÁVEL????DE SACO CHEIO COM ZPE..

  • por Zé da onça, em 16.04.2019 às 12:29

    Sóco, já estão chegando com essa ZPE de novo...

  • por marsofo, em 16.04.2019 às 10:59

    Até que enfim aparece um de bom senso e equilíbrio para tratar desse assunto que virou "mito", ou falando com mais clareza, serviu de trampolim de mentira e mais mentiras na boca de muitos políticos que ludibriaram a boa fé dos cacerenses na época de eleições. Na verdade Cáceres não tem vocação para industrias, pois está décadas atrasada nesse contexto, a começar pela localização do abandonado e malfadado Distrito Industrial, que deveria ter sido implantado à margem da BR e não encantonado como está no seu abandono. Turismo e Serviços ( Saúde e Educação) isso sim é a vocação dessa pobre e mal administrada cidade. Que o povo (eleitor) saiba votar conscientemente nas próximas eleições para sair das garras da incompetência e descaso com o seu futuro.

  • por Ernesto Ribeiro, em 16.04.2019 às 10:57

    Não fizeram estudos antes? Quanto já não gastaram nessa ZPE? Gostaria de saber o que o Ministério Público acha desses gastos que não levam a nada. A ZPE é um excelente projeto... se estivéssemos na década de 1970. Hoje em dia só serve pra político pedir voto. A viabilidade econômica tende a zero.

 
Sitevip Internet