Notícias / Cidade

15/04/2019 - 20:10

Acec propõe mandado de segurança para suspender a cobrança da TACIN de empresas associadas

Por ACEC

A Associação Comercial e Empresarial de Cáceres – ACEC, deve impetrar um Mandado de Segurança pedindo liminarmente a suspensão da cobrança até a decisão do mérito, para tentar evitar judicialmente o pagamento da TACIN.

O Supremo Tribunal Federal, através do ministro Gilmar Mendes acolheu o recurso de uma empresa em ação invalidando a cobrança da TACIN pelo governo de Mato Grosso através da Lei Estadual 4.547/82 exigida em municípios que possuem unidade do Corpo de Bombeiros. A decisão judicial foi proferida em um processo isolado, de tal forma que só tem validade para aquela empresa e o não pagamento pode acarretar sanções pela SEFAZ.

A decisão do STF abre precedente para que outros contribuintes, sindicatos e associações acionem judicialmente contra a cobrança da taxa, utilizando os mesmos fundamentos adotados para defender os interesses das empresas associadas através de uma ação coletiva. O Mandado de Segurança é um dos instrumentos jurídicos adequados.

A Ação coletiva irá beneficiar apenas as empresas Associadas, os demais interessados devem procurar a Associação Comercial para verificar os tramites necessários.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Bechara, em 15.04.2019 às 20:59

    Propôs, propõe, deve propor ou pensa em propor? Ser ou não ser, eis a questão. Questão linguística.

 
Sitevip Internet